Conselho Municipal de Cultura elege integrantes da mesa diretora

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 24 Segundos

Eleição marca o início dos trabalhos dos novos integrantes do órgão em 2023

Na última quinta-feira (09/02), o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) iniciou os trabalhos com a eleição dos integrantes da mesa diretora, estabelece metas para 2023 e se prepara para as Conferências de Cultura, Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. O encontro aconteceu na secretaria de Cultura.

A eleição foi presidida por Juraci Moreira e transcorreu conforme o regimento, na qual os candidatos foram eleitos por aclamação.

Foram eleitos integrantes para quatro cargos: presidente, vice-presidente, primeira secretária e segunda secretária. O mandato é de um ano, sendo que os eleitos podem ser reconduzidos ao cargo ao final do mandato ou ser realizada nova eleição.

A eleição da mesa diretora abre os trabalhos do órgão para iniciar os trabalhos de 2023, dentre eles: 

– Preparação de diagnóstico e indicadores sobre o Plano Municipal de Cultura;

– Revisão do Plano Municipal de Cultura;

– Realização da Conferência Municipal de Cultura até 31 de maio, que é o prazo determinado pelo Governo Federal;

– Participação na Conferência Estadual e Nacional, que devem ocorrer até o final de 2023;

– Preparação do Município para a aplicação das leis federais Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, entre outros temas a serem discutidos ao longo do ano.

“Essa reunião foi fundamental para ouvirmos a sociedade civil e articular anseios, responsabilidades e expectativas, diante do grande desafio de revisitarmos nosso plano de cultura, criado há 10 anos e que agora nos conclama a um novo diagnóstico. Realizamos muita coisa, mas a cidade mudou, o mundo mudou e devemos cumprir com a determinação de reformular nossas metas a partir das propostas que vierem de nosso povo. O Conselho é nosso grande parceiro nesse processo”,  afirma o secretário-adjunto Nei Prazeres. 

O QUE É O CMPC

O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela lei Nº 2693 de 2012. O órgão possui caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, e  colabora no desenvolvimento da legislação e aplicação dos recursos municipais na área de Cultura. O órgão é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, junto com o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho é ainda responsável por organizar as Conferências Municipais de Cultura, com o objetivo de estabelecer e monitorar as metas do plano. 

O conselho é uma instância de participação e pactuação conjunta entre o setor público e a sociedade civil, está última está representada em oito  segmentos artísticos/culturais da cidade, que são os seguintes: Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Artes Cênicas; Música; Cultura Digital; Artes Visuais e Audiovisual; Livros Leitura e Literatura; e Economia da Cultura.

Confira abaixo os conselheiros eleitos para compor a mesa diretora: 

Presidente: Claudinei Prazeres

Vice-presidente: Anderson Zotesso

Primeira Secretária: Vanessa Reis Cruz

Segunda Secretária: Edilaine Silva Oliveira de Lima

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.