Consumidor deve ficar atento às promessas de desconto para evitar fraudes durante o “Black Friday”

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 7 Segundos

Procon de Hortolândia também realizará fiscalizações para comprovar descontos prometidos no comércio

Neste mês, o tradicional “Black Friday”, data conhecida pela promessa de significativas promoções no comércio mundo à fora, acontecerá na sexta-feira (25/11). Tudo parece muito atrativo com a oportunidade do consumidor adquirir produtos por preços mais baixos. Porém, nem tudo pode ser como parece e o  Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, está ligado para alertar a população sobre os cuidados necessários na hora de efetuar as compras durante a data.

“Com a aproximação das festas de final de ano e o início da Copa do Mundo, o comércio está movimentado. Antes de adquirir qualquer produto, mesmo aqueles em que haja necessidade ou vontade de efetuar a compra, primeiramente é importante analisar o orçamento doméstico para não se arrepender depois. Apesar do 13º salário, as despesas extras continuam no começo do próximo ano. Portanto, para evitar gastos desnecessários, é sempre bom lembrar os custos com matrícula escolar e IPVA, por exemplo. Fazer uma lista de desejos para evitar compras extras na hora do Black Friday também ajuda contra custos elevados”, explica a diretora do Procon de Hortolândia, Ana Paula Portugal.

De acordo com o órgão, também é necessário realizar pesquisas já que ofertas tentadoras demais, principalmente de páginas em redes sociais, podem ser tentativas de golpes. “Avaliar o site da compra no ato é importante e toda cautela deve ser tomada no pagamento via Pix. Depois de realizada a operação, a única maneira de retomar um possível prejuízo é por meio de um processo burocrático para solicitar o dinheiro de volta e, na maioria dos casos, o consumidor tem que ingressar judicialmente. Faça buscas na internet e verifique o histórico das empresas”, informa Ana Paula.

O Procon de Hortolândia realizará, durante a semana, diversas fiscalizações nos comércios da cidade para comprovar a veracidade das ofertas oferecidas nos produtos pelos lojistas nesta “Black Friday”. No dia da ação, as equipes também estarão nas lojas fiscalizando se realmente há o desconto prometido.

Procon em defesa da população

O Procon está atento para todas as situações. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail procon@hortolandia.sp.gov.br, pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelo número (19) 99635-4208. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.