Cuidado e carinho para as mamães: Programa Cuidar entrega mais kits maternidade

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 33 Segundos

Criado pelo Fundo Social de Solidariedade, em 2022, programa desenvolve atendimento multidisciplinar à saúde da gestante e do recém nascido hortolandense

A Prefeitura de Hortolândia realizou nesta quarta-feira, (29/03), a entrega de 85 kits maternidade, por meio do Programa Cuidar, para as gestantes atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jardim Novo Ângulo e no Observatório Ambiental Parque Escola. A ação ocorreu em dois períodos, manhã e tarde. 

Estiveram presentes na entrega, a secretaria adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Moraes Diniz; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos; a coordenadora do CRAS Santa Clara, Lúcia Peixoto de Carvalho; e a coordenadora do CRAS Novo Ângulo, Viviane Moreira.

O Programa Cuidar é multidisciplinar e conta com a participação de servidores municipais ligados ao Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias Municipais de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico.

“Ao cuidar do bem-estar da mãe e do bebê, estamos investindo no futuro da sociedade, garantindo que as crianças cresçam saudáveis e com oportunidades iguais para desenvolver seu potencial máximo”, destaca Roberta.

O Programa Cuidar, lançado oficialmente em outubro de 2022, foi idealizado pela presidente do Fundo Social Maria dos Anjos que atualmente ajuda a atender com todo o carinho todas as gestantes que procuram atendimento na rede pública de saúde.

O Fundo Social faz toda a identificação das gestantes, sendo um agente facilitador na interlocução entre as diversas secretarias participantes do programa. A Saúde é a  responsável pelo acompanhamento pré-natal e odontológico ao longo da gestação e orientará sobre a saúde materna preconizando o parto humanizado. Já a Secretária de Inclusão faz a identificação das gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e encaminhamento para programas e benefícios. A Educação tem o papel de garantir vagas na creche, além de dar continuidade na formação educacional da gestante. Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que faz todo o acompanhamento das futuras mamães que por ventura estejam desempregadas, para encaminhamento futuro ao mercado de trabalho.

KIT MATERNIDADE

O kit é composto por dois macacões, em suedine, 100% algodão, com pernas e mangas longas; Dois bodies de manga longa, em suedine liso, 100% algodão, com abertura na parte inferior; Duas calças compridas, em suedine liso, 100% algodão, com elástico na cintura e punho; Um pacote com três pares de meias para o bebê; Um pacote com três pares de luvas para o bebê; Um conjunto de enxoval, confeccionado em tricô, com touca, macacão com colarinho tipo punho e manta; Uma toalha de banho para o bebê, com capuz e forro em fralda; Um cobertor infantil, 100% algodão; Um pacote de fraldas de tecido com três unidades, 100% algodão; Dois pacotes de fraldas descartáveis com 20 unidades cada, tamanho P infantil; Um pacote de toalhas umedecidas infantis com 120 unidades; Um creme para prevenção de assaduras; Um frasco de sabonete líquido; Um termômetro digital com alarme sonoro; Uma banheira plástica com apoio para as costas. Uma mochila maternidade, em nylon, com porta-mamadeiras.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.