Formação foi oferecida gratuitamente pelo Fundo Social de Hortolândia em colaboração com a rede de supermercados São Vicente
Nesta terça-feira (12/09), 14 alunos do curso de açougueiro celebraram sua formatura em uma iniciativa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, em colaboração com a rede de supermercados São Vicente.
Com a presença de alunos e familiares, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, da secretaria de Assuntos Jurídicos, Silvania Anizio da Silva, e do supervisor de treinamentos do supermercados São Vicente, Rafael Martins, a cerimônia foi marcada pelo reconhecimento dos esforços dos estudantes que se empenharam em aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
A formanda, Ana Cláudia Fonseca, uma aluna de 38 anos que mora no Jd. Amanda, expressou sua esperança e satisfação ao concluir o curso. “Estou animada em encerrar esse ciclo, aprendi muitas coisas durante as aulas e agora me sinto preparada para trabalhar na área”, comentou.
O supervisor do projeto, Rafael Martins, expressou sua felicidade ao finalizar os treinamentos para os alunos. “É muito gratificante ver todos eles felizes e ganhando novas oportunidades de trabalho. Que venham outras capacitações como essas para que muitas outras pessoas tenham esse acesso”, destacou.
As sessões práticas foram ministradas nas instalações do Supermercados São Vicente em Hortolândia, onde os participantes do curso aprenderam técnicas para operar máquinas e equipamentos utilizados nos cortes de carne bovina, suína e de aves. Agora, os alunos estão preparados para atuar como açougueiros em estabelecimentos comerciais, seguindo os padrões técnicos de qualidade, higiene e saúde.
O curso de açougueiro foi estruturado em módulos teóricos e práticos, com uma duração total de duas semanas. As aulas ocorreram pela manhã, das 8h às 12h. Durante a formação, os alunos absorveram conhecimentos sobre práticas de higiene no ambiente de trabalho, segurança alimentar, identificação e classificação de carnes, métodos de conservação e armazenamento. Além disso, desenvolveram habilidades em vendas, atendimento ao cliente e apresentação de produtos de açougue.