Departamento da Mulher de Hortolândia encerra ações da campanha “Agosto Lilás”

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 56 Segundos

Mês temático que alude ao combate à violência contra a mulher foi preenchido com mais de 70 ações em todas as regiões da cidade

“Vire a página, e escreva uma nova história”. Foi esse o mote de encerramento proferido pela equipe do Departamento da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo, durante a palestra ministrada, nessa quinta-feira (31/08), para estudantes do curso de Engenharia de Controle de Automação. A palestra realizada pelo órgão, no Instituto Federal de Hortolândia, simbolizou o encerramento da campanha “Agosto Lilás”, que alude à prevenção, sensibilização e combate à violência contra a mulher. 

Em virtude da campanha, o Departamento da Mulher de Hortolândia promoveu 70 ações em diferentes bairros da cidade. Entre rodas de conversas e palestras, o órgão visitou UBSs (Unidades Básica de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), OSCs (Organizações da Sociedade Civil), unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do CCSs (Centro de Convivência Social), além do Programa Viva Mais, espaço social promovido pela Secretaria de Governo. A campanha também abordou motoristas e pedestres em vias públicas da cidade por meio de panfletagem, distribuição de cartazes e exibição de faixas. Uma dessas ações foi realizada na feira livre do Jd. Amanda.  

A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, avalia as ações promovidas na cidade ao longo da campanha. “O propósito de levar formação e sensibilização está concretizado, porque atingimos mais de 10 mil pessoas, em todas as regiões da cidade. Das crianças de seis anos, por meio das atividades lúdicas, aos adolescentes e jovens matriculados na rede pública estadual e municipal de ensino e, inclusive, aos idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso e Jd. Amanda, pessoas de todas as idades foram sensibilizadas sobre a importância do tema. As ações nos espaços públicos de Hortolândia contribuíram para mobilizar as pessoas a replicarem o conhecimento sobre a não violência contra a mulher, de forma a construir uma sociedade mais justa, democrática e fraterna”, comenta Josefa. 

Além das ações de mobilização nos espaços públicos, o Departamento da Mulher disseminou a temática da violência contra a mulher por meio de vários canais de comunicação. Seja pelos outdoors posicionados em quatro regiões estratégicas da cidade, por meio da iluminação na cor lilás da Ponte Estaiada e do Paço Municipal “Palácio das Águas” ou pela divulgação nas mídias sociais, portais de notícias e veículos de comunicação, o Departamento da Mulher informou sobre os direitos das mulheres, assim como compartilhou os canais disponíveis na rede de proteção e acolhimento às mulheres em Hortolândia. Em uma das peças publicitárias, três mulheres assistidas pelo CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) compartilharam depoimentos, convidando e empoderando outras mulheres a lutarem por seus direitos. 

Ao todo, a campanha “Agosto Lilás” exibiu 200 cartazes pela cidade, além de ter distribuído 5 mil cartões da campanha “Não é Não” e 5 mil folders da Rede de Proteção à Mulher. O Departamento da Mulher também distribuiu 3 mil laços da cor lilás em diversos espaços públicos de Hortolândia. Uma dessas ações foi realizada no Paço Municipal, no dia 07 de agosto, em comemoração ao aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha. Na ocasião, servidores públicos municipais engajaram à campanha vestindo roupas da cor lilás. O Departamento da Mulher registrou um aumento significativo no número de denúncias e atendimentos a diversas formas de violência contra meninas e mulheres, em virtude da realização da campanha “Agosto Lilás”.

  • DEPARTAMENTO DA MULHER
  • Violência contra a Mulher
  • Agosto Lilás
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.