Em caso de sintoma de Dengue, procure orientação médica

0 0
Tempo de leitura4 Minutos, 15 Segundos

Equipes da Prefeitura fazem busca ativa no Jardim Amanda Villa Flora e nebulização no Jardim Santa Clara do Lago I, nesta semana

Continua a fazer calor em pleno outono. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para a população manter os cuidados contra o Aedes aegypti. Se porventura o morador estiver com algum sintoma da Dengue, ele deve procurar orientação médica na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa ou de referência. É importante que o morador faça isso para receber atendimento e tratamento adequados e possibilitar que seja feita a notificação correta do caso dele. Para evitar o aumento dos casos da doença na cidade, a Prefeitura continua com as ações semanais de combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza busca ativa no Jardim Amanda e no condomínio Villa Flora, localizado no Jardim São Sebastião. Equipes do órgão também executam nebulização no Jardim Santa Clara do Lago I. 

A Secretaria de Saúde esclarece, uma vez mais, que os principais sintomas da Dengue são febre abrupta, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas pelo corpo. 

O sintoma mais característico da Chikungunya são dores nas articulações, que podem ser tão intensas a ponto de provocarem dificuldades para a pessoa se locomover ou executar ações do dia a dia. 

Já os sintomas principais da Zika são febre, manchas vermelhas pelo corpo e dor muscular. De acordo com a Secretaria de Saúde, a febre da Zika é mais branda do que a Dengue. 

O vetor de transmissão dessas três doenças é o Aedes aegypti. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia salienta a importância da população fazer sua parte no combate ao mosquito. Os moradores podem ajudar com ações simples no dia a dia. 

CRIADOUROS 

Uma ação simples para combater a reprodução do Aedes aegypti é manter tonéis, barris e caixas d’água tampados para evitar que esses objetos se tornem criadouros para a fêmea do mosquito depositar os ovos. A população também deve ficar atenta com piscinas e também mantê-las cobertas. 

Outro item que requer atenção são recipientes de água ou bebedouros para cães, gatos e demais animais de estimação. Esses objetos também podem servir de criadouro do Aedes aegypti. É importante higienizar constantemente esses objetos para evitar que fiquem com ovos do mosquito. 

DESCARTE 

A Prefeitura de Hortolândia reforça ainda a orientação para os moradores limparem com frequência quintal ou áreas externas da casa. Essa ação é importante para evitar o acúmulo de garrafas PET, embalagens plásticas,  pneus velhos, dentre outros objetos. Ao ficarem expostos ao ar livre, esses objetos podem acumular de chuva, e assim também se tornarem potenciais criadouros do mosquito. 

A Secretaria de Saúde reforça que a população deve fazer o descarte correto desses objetos e de materiais reaproveitáveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 3.599 casos notificados de Dengue, dos quais 782 positivos. Já de Chikungunya são 16 casos notificados, sendo um positivo. O município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika neste ano. 

VACINAÇÃO 

Em paralelo às ações de busca ativa e nebulização, a Prefeitura de Hortolândia realiza a vacinação contra a Dengue, que foi iniciada no dia 17/04 nas UBSs Amanda I, Campos Verdes e Figueiras. 

Para que mais crianças e adolescentes de 10 a 14 anos possam se imunizar contra a doença, a Prefeitura amplia a vacinação em mais três UBSs: Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo e Rosolém. 

Com isso, Hortolândia passa a disponibilizar a vacina em seis UBSs. Cada unidade faz a vacinação em dias diferentes da semana (confira abaixo os dias e as UBSs onde é feita a imunização). O horário da vacinação é das 8h às 15h. 

A Secretaria de Saúde reforça que, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue é feita com duas doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. 

Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). A Secretaria de Saúde reforça uma vez mais que a vacinação é, por enquanto, somente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 

Crianças e adolescentes que tenham tomado recentemente alguma vacina atenuada devem aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra Dengue. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.   

Caso a criança ou o adolescente tenha sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, como a de gripe ou a de COVID-19, o intervalo para poder receber a vacina contra a Dengue é de 24 horas. 

Confira os dias da semana e em quais UBSs é feita a vacinação contra a Dengue em Hortolândia:

– UBSs Dom Bruno Gamberini e Campos Verdes: segundas e quartas-feiras

– UBS Figueiras: terças-feiras

– UBS Novo Ângulo: quintas-feiras

– UBS Amanda I: quintas e sextas-feiras

– UBS Rosolém: sextas-feiras

  • dengue
  • Aedes aegypti
  • busca ativa
  • nebulização
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.