Encontro busca avançar humanização na Rede Municipal de Saúde de Hortolândia

0 0
Tempo de leitura1 Minutos, 37 Segundos

Iniciativa é do Conselho Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, e envolve usuários, trabalhadores e gestores

 

O Conselho Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, realizou nesta sexta-feira (13/01) o primeiro encontro dos Grupos de Trabalho de Humanização. Participaram do encontro, realizado no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, usuários, trabalhadores e gestores da Rede Municipal de Saúde.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Darci Pinheiro de Oliveira, o trabalho de humanização é um processo permanente e que busca um melhor acolhimento e um maior grau de satisfação dos usuários com a prestação de serviços oferecidos pelo município. “Durante as nossas discussões, dentro do Conselho Municipal de Saúde, a maior demanda se dá na recepção das nossas unidades e no acolhimento do usuário dentro dos consultórios. Nossa proposta é discutir o tema e discutir em toda a Rede Municipal soluções para que possamos realmente humanizar o atendimento, o que é preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH)”, destacou.

Durante o encontro, o primeiro que contou com a presença dos Grupos de Trabalho de Humanização do Hospital e Maternidade Governador Mário Covas, as três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), mais cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Amanda, Rosolém, Novo Ângulo, Dom Bruno e Santa Clara) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foram realizadas apresentações envolvendo os usuários, trabalhadores e gestores. “Além das apresentações, discutimos temas do dia a dia em busca de melhorar o processo de humanização. Temos comissões permanentes, que trabalham o assunto, e a proposta é ampliar para que toda a rede possa ser abraçada neste grande projeto para uma Saúde melhor para todos”, frisou Oliveira.

A Política Nacional de Humanização estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos, melhorando o ambiente das unidades de Saúde.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.