Encontro de MEIs empodera empreendedores locais

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 50 Segundos

Aumento de emprego e renda foi um dos assuntos tratados em evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia, nesta terça-feira (30/04)

Com o objetivo de empoderar microempreendedores para impulsionar o comércio local para geração de emprego e renda, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Sebrae-Campinas, organizou um encontro nesta terça-feira (30/04). O evento, que reuniu 50 empreendedores do Jardim Nossa Senhora de Fátima e região, teve como tema “Empreendedores Alavancando seu Negócio”. O objetivo central foi discutir os benefícios proporcionados pela Lei Geral das MPE (Micro e Pequenas Empresas) para micro e pequenos empresários. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, deu início ao evento, ressaltando a importância do empreendedorismo para a economia local.

“O objetivo da ação é sensibilizar e orientar os comerciantes sobre os benefícios proporcionados pela Lei Geral das MPE (Micro e Pequenas Empresas) para micro e pequenos empresários, além de explicar os benefícios de se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual)”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a Lei MPE, implementada em 2019 por meio da Lei Municipal Complementar 103/2019, trouxe diversos benefícios para os MEis (Microempreendedores Individuais) de Hortolândia. Anteriormente, o processo de formalização podia levar até 30 dias, enfrentando desafios burocráticos em diferentes órgãos públicos. Com a nova legislação, o processo de formalização pode ser concluído de forma online, em menos de 5 minutos, simplificando os trâmites e reduzindo os custos envolvidos.

Além da agilidade na formalização, a Lei MPE proporciona outros benefícios para os MEIs de Hortolândia, como a redução de impostos, acesso a linhas de crédito especiais e juros baixos com bancos parceiros, oportunidades de capacitação, entre outros benefícios que podem ser consultados diretamente no site do Sebrae.

Para finalizar o encontro, o consultor do Sebrae-Campinas, Bruno Pereira dos Santos, destacou o acesso dos MEIs a linhas de crédito especiais. “A Lei MPE não é apenas uma ferramenta para regularizar seu negócio. É uma oportunidade para você crescerem, se profissionalizar e alcançar o sucesso que sempre sonhou.O Sebrae, por sua vez, disponibiliza diversos serviços gratuitos para auxiliar os empreendedores na formalização e gestão de seus negócios. O Sebrae oferece diversas informações sobre crédito para MEIs, inclusive sobre as linhas de crédito disponíveis e como solicitá-las”, destacou.

A proprietária do Cantinho do Pastel, comércio do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Raquel Ferreira, demonstrou sua satisfação ao participar do encontro. “O evento foi muito esclarecedor! Eu já era MEI, mas não sabia de todos os benefícios que a Lei MPE oferece. Agora me sinto mais segura para tocar meu negócio e buscar novas oportunidades de crescimento. Gostei muito das dicas do Sebrae sobre crédito e das informações sobre como me manter a empresa regularizada”, destacou.

Para orientar e formalizar MEIs, o Centro de Empreendedor localizado na Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco, em Hortolândia, disponibiliza diversos serviços, incluindo abertura de CNPJ, alterações cadastrais, impressão de boletos de INSS/DASn, abertura de inscrição municipal e encerramento. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail casadoempreendedor@hortolandia.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3965-1400.a Lei MPE, implementada em 2019 por meio da Lei Municipal Complementar 103/2019

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.