Equipes da Prefeitura registraram peças quebradas nos playgrounds e academias ao ar livre
O Parque Socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel é a maior área de lazer pública de Hortolândia. Principalmente aos finais de semana, o espaço recebe diversas pessoas que aproveitam a estrutura para se divertir. Os playgrounds e as academias de ginástica ao ar livre estão instalados e podem ser usados gratuitamente, mas, semanalmente, as peças destes dispositivos sofrem com ações de vandalismo e mau uso. Nesta segunda-feira (24/06), um mutirão das equipes de Serviços Urbanos da Prefeitura contabilizaram os danos em diversos aparelhos e já iniciaram o conserto e a substituição dos materiais.
“Tivemos um final de semana ensolarado com grande movimentação nos parques e praças da cidade. Agora, em julho, teremos férias escolares e estes locais estarão com muitas crianças que querem brincar e se divertir. Pedimos a colaboração de todos para usar de maneira consciente e correta estas peças. Semanalmente temos casos de mau uso e vandalismo no Lago da Fé e, também, em outros espaços públicos de lazer. Com a ajuda de todos, conseguimos manter os locais agradáveis para serem usados”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Ajude a cuidar da cidade
A depredação de peças públicas leva prejuízo para a população e ao município, que gasta recursos públicos na substituição dos equipamentos danificados. A população pode fazer denúncias de vandalismo à Guarda Municipal, por meio dos números 153 ou 08000 111 580.
MAIS ZELADORIA
Além da substituição de peças quebradas e vandalizadas no Parque Socioambiental Lago da Fé, as equipes da Administração Municipal iniciaram a semana com mais ações de zeladoria e limpeza em diferentes regiões da cidade. No Parque Perón, está em fase final a pintura e a manutenção na quadra de esportes e ao redor dela. O local, onde há uma nascente, será o novo parque socioambiental do bairro. A poda do mato e a limpeza estão intensificadas em todo o Corredor Metropolitano e em praças e áreas verdes dos jardins Primavera e Terras de Santo Antônio. A poda do mato e a varrição acontecem diariamente, seguindo um cronograma elaborado para atender os locais que mais necessitam. Toda a cidade recebe o trabalho. Nesta época do ano, o serviço é essencial para evitar queimadas e incêndios. Junto com o descarte regular de lixo e entulho, são ações essenciais para preservar o meio ambiente.
SÃO PAULO SEM FOGO
A “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”, regulamentada pelo decreto Nº 5.420, de 15/05/2024, já está em vigor até o dia 30 de setembro, com possibilidade de prorrogação. O documento pode ser consultado na edição 2160 do Diário Oficial Eletrônico do Município. A ação é promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com o apoio da Administração Municipal, e, na esfera local, será executada pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio do Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil.
Durante a “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”, a fiscalização ambiental será intensificada. É que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas, conforme está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.