Atividade ministrada nesta segunda-feira (13/05) marcou também comemoração pela Semana do Profissional de Saúde
Hortolândia investe no aperfeiçoamento constante dos profissionais da rede de saúde. A ação é necessária para garantir que a população receba atendimento adequado e com qualidade. Um exemplo disso foi a capacitação sobre feridas de perna, promovida pela Prefeitura para as equipes do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e do PADO (Programa de Atendimento Domiciliar), nesta segunda-feira (13/05). A atividade marcou a Semana da Enfermagem. Em Hortolândia, a semana festiva engloba todos os profissionais de saúde.
A capacitação mostrou como fazer a correta identificação, o diagnóstico e o tratamento das chamadas úlceras vasculogênicas, que são lesões que surgem nas veias das pernas. A atividade foi ministrada por uma profissional de enfermagem de uma empresa parceira da Secretaria de Saúde.
De acordo com enfermeira Jussara Domingos, uma das coordenadoras do CEM, é importante que as feridas sejam tratadas corretamente para evitar que elas progridam, podendo vir a provocar a amputação das pernas. As feridas acometem, principalmente pessoas com hipertensão, diabetes, obesas e fumantes. O CEM é a unidade de saúde que reúne 18 especialidades médicas. Já o PADO é um programa da Secretaria de Saúde que realiza o atendimento e o acompanhamento domiciliar de pacientes (adultos, idosos e crianças) que utilizam algum tipo de dispositivo, têm dificuldade de locomoção e que vivem acamados.
- FERIDAS
- ULCERAS VASCULOGENICAS
- PADO (Programa de Atendimento Domiciliar)
- CEM (Centro de Especialidades Médicas)