Festa literária da Prefeitura mobiliza milhares de estudantes em Hortolândia

0 0
Tempo de leitura3 Minutos, 5 Segundos

Há 14 anos, “Hortolendo nas escolas” incentiva crianças de várias idades a conhecerem, lerem e amarem os livros

Salas e corredores das 60 escolas da rede municipal de educação ganharam ainda mais vida, nesta sexta-feira (24/05), com mais uma edição da tradicional festa literária de Hortolândia: o “Hortolendo nas escolas”, ponto alto da política pública municipal de incentivo à leitura. Neste ano, a 14º de realização do evento, o tema convidou a comunidade escolar a mergulhar “na leitura e seus mundos”. 

Ao longo do dia, foram realizadas diversas atrações literárias e culturais, tanto nas unidades próprias da rede quanto nas quatro EEIs (Escolas de Educação Infantil) gerenciadas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Maria do Carmo e nas 39 escolas particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche. Ao todo, o Programa Municipal de Incentivo à Leitura beneficia cerca de 26 mil estudantes desde a Educação Infantil e do Ensino Fundamental até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), incentivando crianças, jovens e adultos a conhecerem, lerem e amarem os livros. O evento integra o calendário festivo dos 33 anos de emancipação da cidade.

Cada unidade escolar contou com programação própria. Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, no Jd. Amanda; e na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Angelita Inocente Nunes Bidutti, no Jd. Novo Estrela, as apresentações musicais, exposição de trabalhos e maquetes, teatro e dança, encantaram pais e crianças presentes. A exposição de trabalhos envolvendo literatura infantojuvenil, bonecos e brinquedos feitos com materiais recicláveis, jogos e oficinas tiveram grande destaque nas Emefs Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, e Profa. Lilian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Estefânia, bem como nas Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) José Tenório da Silva, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, e Luíza Vitória Oliveira Cruz, no Pq. Orestes Ôngaro. 

Em algumas escolas, além das atividades culturais, artísticas e literárias, a programação também abriu espaço para falar sobre a campanha do “Maio Laranja”. Realizada em todo o Brasil, a mobilização busca conscientizar a população sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Maio foi escolhido devido ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio. A EEI (Escola de Educação Infantil) Profa. Luciane Cristina Lozano, no Rosolém, está entre as unidades que contaram com uma grande exposição de trabalhos em alusão a data. 

“É a primeira vez que venho nesse evento e estou encantada. Tudo muito lindo e eu acredito que o incentivo à leitura é fundamental para as crianças”, afirmou Paula Rosa de Sousa Gomes, mãe da estudante Karoline, do 5º ano da Emef Renato Costa Lima. 

“Eu fiz os feijõezinhos da história do João e o Pé de Feijão. Contei a história para os meus pais também e eles gostaram bastante”, comentou a estudante Alice Vitória Gonçalves da Silva, do 2º ano.  

“Nós que trabalhamos com estudantes com deficiência auditiva fazemos um projeto mais visual para os estudantes, apresentamos para eles a história do João e o pé de feijãozinho surdo e realizamos algumas atividades que envolvem apresentação teatral e transcrição. Para todos nós é muito importante ter esse contato com a literatura e poder compartilhar com todos esse momento”, afirma Rúbia Mara Moreira de Andrade, professora bilíngue (Libras) da Emef Renato Costa Lima. 

“O Hortolendo é um momento especial para toda a escola. As crianças ficam muito felizes e empolgadas com as atividades, por poder mostrar e compartilhar para os pais e familiares tudo o elas desenvolvem na escola,” avalia Irene Alves de Serqueira, professora bilíngue (Libras) da Emef Renato Costa Lima.

 

 

 

 

 

  • educação
  • Hortolendo na escola
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.