Serviço que beneficiará pais e responsáveis de 26 mil crianças e estudantes de 60 unidades escolares foi lançado nesta quinta-feira (27/06)
Hortolândia agora tem o “Educação na Rede”, aplicativo próprio, por meio do qual pais e responsáveis poderão acompanhar as notas e a frequência das crianças nas aulas, verificar o calendário escolar e até mesmo o cardápio da alimentação escolar, além de receber recados e acessar outros serviços disponibilizados pela rede municipal de ensino. Idealizado e gerenciado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o aplicativo que oferecerá aos responsáveis um portal de informações personalizadas, permitindo a consulta da matrícula dos alunos, foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (27/06). O evento aconteceu no auditório do Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia), no Pq. Ortolândia, e contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes; do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e de centenas de profissionais da educação – gestores, supervisores educacionais e diretores de departamento.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de agora o aplicativo já está disponível a todos os profissionais, por meio do Diário Online. O objetivo da iniciativa é fortalecer a relação entre escola e comunidade, e fornecer ferramentas essenciais para o acesso à informação.
Na ocasião, a diretora de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos, agradeceu à equipe e orientou os gestores a apresentarem o aplicativo aos professores, a partir de pequenos grupos, de “forma confortável” a todos os profissionais, acolhendo apontamentos e ouvindo sugestões. Segundo ela, durante o primeiro semestre letivo, o “Educação na Rede” foi testado em algumas escolas e a previsão é que seja adotado em todas as 61 unidades da rede municipal a partir do segundo semestre. “Com este App, poderemos eliminar os diários físicos, eliminando papéis, facilitando o processo educativo e pedagógico. O App estará em constante atualização, vamos transformando esta plataforma com a nossa cara. Estamos abertos a ouvir sugestões”, comentou a gestora, durante a abertura do evento.
Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a tecnologia deve estar a serviço da educação, respeitando cada etapa de ensino-aprendizado e aspectos locais, culturais e afetivos.
“Acreditamos que a inovação tecnológica é um caminho essencial para melhorar a qualidade da educação e fortalecer a relação entre a escola e a comunidade. Com essa nova ferramenta, esperamos contribuir ainda mais para o acesso à informação e promover uma comunicação mais transparente e efetiva”, afirmou o gestor.
Durante a cerimônia, Zezé Gomes anunciou mais uma boa notícia para a Educação em Hortolândia: a realização de obras em 13 escolas municipais. Confira quais serão as beneficiadas:
- Emef Armelinda Espúrio da Silva: cobertura predial e pintura externa/interna;
- Emef Professora Janilde Flores Gaby do Vale: cobertura predial;
- Emeief Bairro Três Casas: reforma geral, cobertura predial e elétrica;
- Emef Jardim Amanda III: reforma de sanitários;
- Emef Jardim Amanda I-CAIC: troca de telhados danificados, pintura externa/interna e revestimento;
- Emei Jardim Amanda I-CAIC: reforma no banheiro dos alunos e vestiário da quadra;
- Emeief Leni Pereira Prata: troca de telhas;
- Emeief Bairro Taquara Branca: cobertura predial, telhados e calha;
- Emef Jardim Primavera: troca de portas, manutenção do forro e manutenção elétrica;
- Emeief Jardim Santa Amélia Humberto de Amorim Lopes: reforma área dos banheiros, pintura externa/interna e troca de telhas;
- Emef João Calixto da Silva: Reforma de cobertura e sanitários dos alunos;
- Emei Jardim Nova Europa: Instalação de canaletas para águas pluviais e construção do tanque de areia;
- Emef Patricia Maria Capellato Basso: Troca de calhas e coletores.
A previsão de início das obras é para meados de julho. As intervenções ficarão a cargo da Empresa Arcon Engenharia. O investimento será de cerca de R$ 3,7 milhões. A ação beneficiará diretamente cerca de 4,7 mil crianças e estudantes destas unidades.
- educação
- EDUCACAO EM REDE