Hortolândia e CPFL realizam ação para orientar população sobre combate ao Aedes aegypti

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 49 Segundos

Agentes da concessionária começam a distribuir para moradores material educativo elaborado pela Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia fecha parceria com a empresa CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para realizar uma ação de combate ao Aedes aegypti. Agentes da concessionária começam, na próxima semana, a distribuir aos moradores material educativo com cuidados e orientações para evitar a reprodução do mosquito. Vale sempre relembrar que o inseto é o vetor de transmissão de Dengue, Chikungunya, Zika, dentre outras arboviroses.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a distribuição será feita durante as visitas dos agentes da concessionária aos imóveis para fazer a medição do consumo de energia e a entrega da conta impressa em papel. Serão distribuídos mais de 100.000 panfletos, elaborados pela Prefeitura. A concessionária realizará a ação até o final de abril, em Hortolândia e demais municípios da região onde ela opera.

A Secretaria de Saúde e a concessionária reforçam que a ação acontece em virtude do aumento de casos de Dengue que tem sido verificado no Brasil. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, neste início de ano foram registrados 265.000 casos de Dengue e 17 óbitos. 

O diretor de Vigilância em Saúde, Antonio Stivalli, explica que os agentes da CPFL também vão auxiliar o município na verificação de criadouros de Aedes aegypti. “Conforme orientação que passamos, nas visitas os agentes também vão verificar se há presença de criadouros nos imóveis, mas sem entrar neles. Aí, eles farão um relatório no qual nos informarão os imóveis onde encontraram criadouros”, ressalta Stivalli.   

Para a consultora de relacionamento da CPFL, Talita Pinoti, a ação em parceria com a Prefeitura de Hortolândia é importante para a população. “Trata-se de uma questão de saúde pública. Ttodos devem contribuir fazendo a sua parte, com engajamento na eliminação dos criadouros”, reforça a consultora. 

De acordo com dados da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Hortolândia registra neste ano 841 casos notificados de Dengue, dos quais 85 positivos. Já de Chikungunya são nove casos notificados, que estão em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum casos notificado de Zika. 

OUTRAS AÇÕES 

Além da parceria com a CPFL, a Prefeitura de Hortolândia realiza outras duas ações de combate ao Aedes aegypti, semanalmente em diferentes regiões da cidade, que são as visitas casa a casa e nebulização (foto). Outra ação importante que a Prefeitura realiza periodicamente é a ADL (Análise de Densidade Larvária), cujo objetivo é medir a quantidade de larvas de Aedes aegypti encontradas em imóveis da cidade. Em paralelo, o município também tem ministrado capacitações sobre o Aedes aegypti e arboviroses para as equipes de saúde do município. 

Hortolândia participou, no sábado (24/02), do Dia D de combate ao Aedes aegypti, campanha promovida pela emissora de televisão EPTV em parceria com os municípios da região. 

Durante a ação, realizada das 8h às 13h, as equipes da UVZ realizaram a ação casa a casa em 1.204 imóveis localizados nas regiões do Jardim Santa Fé e Jardim Interlagos. O órgão também executou nebulização em 461 imóveis no Jardim Amanda. A ação teve ainda a visita de fiscais da Prefeitura a 13 imóveis que foram denunciados pela população por estarem fechados e com suspeita de presença de criadouros do Aedes aegypti.

  • Aedes aegypti
  • CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz)
  • dengue
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.