Hortolândia é destaque no Projeto Gota d ´Água 2022

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Alunos da rede municipal conquistaram o primeiro e segundo lugar em duas categorias da disputa

A cidade de Hortolândia ficou em primeiro lugar na disputa “podcast” e em segundo lugar na categoria “desenho” do Projeto Gota d´Água 2022, promovido pelo Consório PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

A entrega do prêmio aos ganhadores e o certificado de Destaques do Ano foi realizado na última quarta-feira (14/12), no Museu da Água, em Indaiatuba (SP). Os projetos finalistas passaram pelo crivo de uma banca examinadora, composta por representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e por especialistas das áreas de educação, recursos hídricos e meio ambiente. 

Este ano, o Projeto “Gota d’Água” trabalhou o tema “Mudanças Climáticas: o clima muda, e nossas vidas também”, com o objetivo de sensibilizar sobre os impactos gerados pelo aquecimento global à vida cotidiana e à disponibilidade hídrica.

Na categoria Podcast, a Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim – EJA II levou o primeiro lugar e o tablet para a instituição. O Podcast pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=E9hvZaEqvJM 

Os participantes foram: Estudantes do 9º ano (12º termo), Alexandre P. da Silva, 44 anos, Antônio Marcos da S. Oliveira, 45 anos, Evelline Nayara C. Silva, 31 anos, Gisleangela Maria P. da Silva, 43 anos, Luciene de |O. Marinho, 43 anos.Luzimar P.S  de Oliveira, 40 anos, Maria Eloisa Q. Cardoso, 15 anos.Priscila A. De S. Moreira, 38 anos.Renata G. Simomuro, 19 anos.Valquíria Maria da Costa, 34 anos, William Gabriel M e Gonçalves, 16 anos.

“O projeto foi muito interessante pois estimulou os alunos a descobrirem o quanto se desperdiça de água no dia a dia deles. A gravação do podcast em si foi feita com base em um roteiro que os próprios alunos produziram na sala de informática da escola. Foi muito interessante e bacana, porque eles puderam perceber a importância dessas informações para as pessoas, inclusive para os próprios estudantes “, comentou Jefferson Barbosa de Souza, professor do EJA, Especialidade Língua Portuguesa. 

Na categoria desenho, a Emef  Nícolas Thiago dos Santos Lofrani – Ensino Fundamental recebeu menção honrosa de destaque do ano e ficou em segundo lugar com o tema Água e Mudanças Climáticas – “O clima muda e nossas vidas também” com a aluna Kemilly Garcia Alves Ferreira, 10 ano, aluna do 5º ano A. 

“Nossos parabéns a toda rede municipal pelo trabalho de excelência que foi desenvolvido.Estes prêmios representam  o trabalho de toda uma rede e foram conquistados com o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e dedicação. Parabéns a todos os profissionais da Educação de Hortolândia”, informou a professora de referência, responsável por projetos de educação ambiental do Centro de Formação “Paulo Freire”, Maybe Letícia Lordano de Freitas.

Foram envolvidos bebês, crianças e estudantes de 58 escolas municipais, sendo 6.977 crianças das EMEIs/EMEIFs, 278 professores e 367 educadores infantis  que aderiram ao projeto. Já no Ensino Fundamental,   12.070 crianças e estudantes, 545 professores, 56 educadores infanto juvenis e 19 agentes educacionais aderiram ao projeto, além de 170 gestores.

As ações envolveram  todos os profissionais de educação da  rede durante o desenvolvimento do projeto. A sensibilização quanto aos problemas ambientais, dos recursos hídricos e mudanças climáticas envolveu também a comunidade do entorno, que ajudou no plantio de mudas, no cuidado com a horta, na revitalização dos espaços escolares, exposição de trabalhos, busca a conhecimentos técnicos e científicos, dentre outras atividades, atingindo os objetivos do projeto.

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.