Hortolândia é prata em premiação de responsabilidade ambiental

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Projeto “Guardiões do Meio Ambiente” desenvolvido na Emef Dr. Lourenço Daniel Zanardi conquistou o 2° lugar do 17° Prêmio RAC/Sanasa, nesta segunda-feira (29/04)

Hortolândia conquistou o 2° lugar na categoria Poder Público do 17° Prêmio RAC/Sanasa (Rede Anhanguera de Comunicação/Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), com o projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, desenvolvido na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Lourenço Daniel Zanardi, antiga Emef “Viva Mais”, no Jd. Santa Clara do Lago II. A cerimônia de premiação aconteceu, na tarde desta segunda-feira (29/04), na sede do jornal Correio Popular, na Vila Industrial, em Campinas. 

Focado em sustentabilidade, o projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2023 e mobilizou mais de 200 estudantes do 1° ao 5° ano e também membros da comunidade. Juntos, eles realizaram uma série de práticas conhecidas como “eco-friendly” (amigas do meio ambiente), como reciclagem, reutilização e cuidados com a natureza, tais como a construção de horta suspensa, ações de arborização e cultivo de árvores frutíferas na escola, de pintura dos muros com elementos da natureza e instalação de lixeiras recicláveis. 

“Com o plantio das árvores frutíferas, as crianças realizaram pesquisa sobre algumas espécies plantadas. Aprenderam sobre a importância de plantar, o cuidado com a rega, que é necessário para que a planta cresça, os benefícios que as plantas e as árvores a longo prazo trarão para a escola, como sombra e frutos, atraindo pássaros, borboletas e abelhas que farão a polinização. As crianças aprenderam com os materiais reciclados. Além desse material ser retirado da natureza evitando mais a poluição, também serve de renda para muitas famílias e que é possível transformá-los, dando um novo destino como criando brinquedos, instrumentos musicais, porta-lápis, vasos, entre outros”, explicou a idealizadora do projeto, a professora Regiane Barichelo Kiel.

Segundo ela, o projeto deveria ensinar às crianças a agirem como agentes de transformação, como “guardiões”, exatamente como está no nome da proposta. “O objetivo é que, através das ações de cidadania e educação ambiental que desenvolvemos aqui na escola, eles possam levar esse olhar diferenciado e atento a essas questões para outros espaços que frequentam, como a casa deles, por exemplo, influenciando os pais, avós e tios. Ter um olhar atento para a reciclagem, descarte adequado do lixo”, afirmou ela.

Tudo isso para despertar nas crianças o senso de responsabilidade ambiental, por meio de uma série de atividades práticas e educativas. Uma abordagem que não apenas educa os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente, mas também os capacita a serem agentes de mudança em suas famílias e comunidades. Ao longo do tempo, os alunos adquiriram conhecimento sobre questões ambientais e também desenvolveram habilidades de liderança e responsabilidade cívica.

“É com imensa satisfação que recebemos essa distinção do Prêmio RAC/Sanasa de Responsabilidade Ambiental. Este reconhecimento não apenas enche nossos corações de orgulho, mas também valida o compromisso das nossas escolas e da nossa comunidade com a preservação do meio ambiente. Ao longo dos anos, temos trabalhado arduamente para promover práticas sustentáveis e conscientes em nossas escolas, desde iniciativas de reciclagem até projetos de preservação dos recursos naturais. Cada ação tem sido guiada por nosso compromisso em deixar uma marca positiva em nossas crianças para que sejam adultos conscientes”, ressaltou o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo. 

Prêmio RAC/Sanasa

O prêmio resulta da parceria entre a RAC, que publica o jornal Correio Popular, e a Sanasa. Segundo os organizadores, na 17ª edição, o Prêmio RAC/Sanasa de Responsabilidade Ambiental destacou 38 iniciativas que, na RMC (Região Metropolitana de Campinas), buscam promover a educação ambiental, preservar os recursos naturais e promover práticas de sustentabilidade. As iniciativas contempladas são avaliadas em três categorias distintas: Público, Privado e Terceiro Setor, com três vencedores em cada categoria.

  • educação
  • Educação Ambiental itinerante
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.