Segundo final de semana de atendimentos a cães e gatos inscritos na “Agenda verde” aconteceu na “Praça da Cidadania”
Cerca de 700 animais de estimação, dentre eles 401 cães e 296 gatos, foram atendidos no mutirão de castração deste ano. No segundo final de semana da campanha, foram beneficiados mais de 340 pets, previamente inscritos no aplicativo “Agenda Verde”. A ação, realizada neste sábado (31/05) e domingo (01/06), na “Praça da Cidadania”, no Jd. Nova América, fez parte do calendário de aniversário de 34 anos de Hortolândia.
Outros 345 cães e gatos já haviam sido atendidos, gratuitamente, pela Prefeitura, durante a etapa inicial do mutirão deste ano. O primeiro final de semana de atendimentos aconteceu no Ginásio Poliesportivo Nelson Cancian, na Vila Real Santista, nos dias 24 e 25 de maio.
“Eu acho ótimo o mutirão! Os tutores e os animais são bem atendidos. O pessoal é muito atencioso”, avalia Sueli Coutinho, moradora da Vila São Pedro, que levou a cachorrinha Dorinha, do filho Alex Coutinho Campos, para ser atendida no Poliesportivo. No sábado (31/05), foi à Praça da Cidadania, levar as cachorrinhas de rua Vik e Marrom, das quais cuida, dando água e ração, para serem castradas também.
“Tenho muito a agradecer a toda a equipe. Foram todos muito solícitos. De 0 a 10, com certeza nota 1000”, afirma Érica Abelha, moradora do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, que também teve a cachorrinha Tigresa atendida no mutirão.
Segundo o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), a ação atendeu às expectativas. “Nossa campanha de castração foi um sucesso! Compareceram todos os animais cadastrados”, informou o diretor do Departamento, Vanderlei Azevedo.
Quem ainda não inscreveu o animal de estimação no mutirão de atendimento gratuito pode ficar atento aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, ao qual o DPBEA faz parte, outras 690 vagas para castração, serão abertas no segundo semestre de 2025, totalizando 1.380 procedimentos no ano.
Segundo o DPBEA, a castração é uma medida benéfica para a saúde dos pets, porque evita o surgimento de doenças. A castração também previne o crime de abandono dos animais, pois evita que o animal tenha crias das quais o tutor porventura não possa cuidar.