Sistema possibilita detecção em tempo real de situações que necessitam de reparos e troca de luminárias de LED queimadas
Hortolândia dá mais um passo importante para se firmar como município inteligente e sustentável. A Prefeitura implanta o sistema de telegestão da iluminação pública. Essa nova tecnologia possibilita à cidade ter controle mais eficiente no uso de energia elétrica, evitando desperdício e gerando economia de recursos.
A implementação do sistema de telegestão integra a PPP (Parceria Público-Privada) firmada pela Administração Municipal, em 2020. A PPP viabilizou a modernização do sistema de iluminação pública da cidade com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas atuais luminárias de LED que são mais potentes e econômicas.
O consórcio Ilumina Hortolândia, responsável pelas ações da PPP, iniciou o processo de espelhamento de telas do sistema de telegestão na Central Integrada de Monitoramento do município, localizada no Remanso Campineiro, nesta segunda-feira (21/08). De acordo com o consórcio, o sistema de telegestão está operacional desde o ano passado. A Prefeitura disponibilizará em breve uma sala exclusiva para o sistema de telegestão dentro da central de monitoramento.
A telegestão possibilita o monitoramento do parque de iluminação pública do município. “Por meio desse sistema, é possível detectar em tempo real luminárias queimadas que precisam ser trocadas, bem como reparos que são necessários ser feitos”, explica o gestor do consórcio, Edgar Silva. O prazo para a execução do serviço de troca de luminárias é de 48 horas, segundo o gestor.
Ainda de acordo com o consórcio, cerca de 20.000 pontos de iluminação da cidade já estão equipados com a tecnologia de telegestão. Ainda falta instalar o sistema em outros cinco mil pontos de iluminação do município.
A diretora de iluminação pública da Secretaria de Obras, Fernanda Candido de Oliveira, ressalta que um importante benefício obtido com a telegestão é a possibilidade de ajustar a intesidade da luz das luminárias (dimerização). “Podemos ajustar a intensidade da luz emitida pelas lâmpadas de LED em locais públicos, como praças e parques. E também de acordo com o horário e o fluxo de veículos e pedestres em vias da cidade. Para isso, contamos com as informações fornecidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana”, salienta Fernanda.
- TELEGESTAO
- Iluminação Pública
- LED