Hortolândia imuniza idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade contra gripe

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 48 Segundos

Prefeitura realizou vacinação contra a doença para usuários da unidade do Remanso Campineiro, na manhã desta segunda-feira (01/04)

A vacina contra a gripe funciona. A pessoa imunizada com ela pode contrair a doença, mas os sintomas são mais brandos. Essa foi a opinião expressa por idosos do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. Eles compareceram à vacinação contra a gripe, realizada pela Prefeitura de Hortolândia no próprio centro, na manhã desta segunda-feira (01/04). De acordo com a Secretaria de Saúde, 103 usuários do órgão foram vacinados contra a gripe. 

A primeira pessoa da fila a ser imunizada foi Izaura Pereira Nunes, de 61 anos. A idosa, que tem sinusite, conta que já faz anos que toma a vacina contra a gripe. Antes disso, ela contraia a doença com frequência. “Por causa da sinusite, eu pegava gripe a ponto de ficar com o nariz pingando. No mínimo, era uma vez por mês. Os sintomas eram fortes. Cheguei a ficar de cama, fazer inalação e tomar antibiótico”, relatou a idosa.   

Ao estar imunizada, dona Izaura destaca que a doença não a acomete mais com tanta frequência. “É importante ser vacinado para você se precaver contra a gripe. Se a doença atacar, os sintomas são mais leves. Ao receber a vacina, eu também protejo as pessoas que estão a minha volta”, ressaltou a idosa.    

Quem também aguardava sua vez na fila era Tomaz Zandona, de 76 anos. O idoso também ressaltou a eficácia da vacina. “Ah, já tem uns 10 anos que eu tomo a vacina. Antes de receber a vacina, eu tinha que ficar dias em casa, e com isso não ia ao trabalho. Ao tomar a vacina, mesmo que você pegue gripe, os sintomas são bem mais leves”, contou o idoso. 

Antes da vacinação, a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, ministrou uma palestra sobre gripe, COVID-19 e as respectivas vacinas para cerca de 200 idosos cadastrados do CCMI, que lotaram o salão do prédio do órgão no bairro Remanso Campineiro. A palestra integra o projeto Saúde até você, que a Prefeitura iniciou no órgão, no mês passado

MAIOR GRAVIDADE 

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira passada. A campanha é realizada nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 15h30. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nos primeiros três dias da campanha foram aplicadas mais de 3.400 doses da vacina. Em Hortolândia, a semana passada foi curta por causa do feriado prolongado da Sexta-Feira Santa e da Páscoa. 

Um dos públicos prioritários da campanha deste ano são os idosos acima de 60 anos. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, alerta a importância dos idosos se imunizarem contra a doença. Em razão da idade, os idosos estão sujeitos a sofrer com maior gravidade os sintomas da gripe. 

“A vacina é uma prevenção para evitar a internação do idoso por causa da pneumonia. A pneumonia é o quadro mais grave da gripe”, alerta Ana Paula. A coordenadora salienta ainda que os idosos com comorbidade devem se vacinar a fim de evitar que a gripe agrave a doença crônica que eles já têm.

  • gripe
  • CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro
  • IDOSOS ACIMA 60 ANOS
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde)
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.