Hortolândia já tem 20 usinas fotovoltaicas instaladas

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 51 Segundos

Programa de Eficiência Energética da Prefeitura contempla 21 usinas de energia solar; a última usina que falta ser instalada é a do Centro de Eventos, localizado embaixo da Ponte Estaiada

Hortolândia avança para se consolidar como município sustentável e inteligente. Para alcançar esse objetivo, uma das principais ações implementadas pela Prefeitura é a implantação de 21 usinas fotovoltaicas. De acordo com a Secretaria de Obras, recentemente foram instaladas as usinas na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Junior (foto), localizada no Jardim Novo Ângulo, e na EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) José Natalino Fonseca, que fica no Jardim Boa Esperança. Com isso, Hortolândia já tem 20 usinas fotovoltaicas. A última usina a ser instalada é a do Centro de Eventos, a ser construído embaixo da Ponte da Esperança (Ponte Estaiada). Segundo a Secretaria de Obras, a previsão é que essa usina comece a ser instalada em breve. 

As 21 usinas fotovoltaicas integram o Programa de Eficiência Energética da Prefeitura. O lançamento oficial do programa aconteceu com a presença do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em dezembro do ano passado. O programa integra o novo PIC da Prefeitura. Na cerimônia de lançamento do programa, Silveira destacou que as ações implementadas por Hortolândia no setor energético são um modelo a ser seguido em âmbito nacional e se tornou referência para o governo federal. 

O programa prevê a instalação de 21 usinas, que juntas vão gerar uma economia de R$ 4 milhões ao ano para Hortolândia. As usinas estão sendo instaladas em escolas da rede municipal de Educação, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ginásios, dentre outros prédios públicos. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos de Hortolândia. Uma das usinas fotovoltaicas que já está em funcionamento é a do novo Paço Municipal, previsto para ser inaugurado no fim de maio. A usina do novo Paço é formada por 1.800 paineis solares. 

MODERNIZAÇÃO 

Em paralelo à implantação das usinas fotovoltaicas, a Prefeitura de Hortolândia executa outras ações do Programa de Eficiência Energética. Uma delas é a modernização da iluminação pública em vias e locais públicos da cidade. Nesta semana, essa ação continua a ser realizada na praça Andressa Macedo Bernadini, no Jardim Adelaide.    

De acordo com a diretora do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Fernanda Candido de Oliveira, a modernização consiste na troca das luminárias já implantadas em diferentes regiões da cidade. Ao reforçar a iluminação pública, a Prefeitura garante maior segurança para a população. “Estamos executando a troca das luminárias já existentes em locais e vias públicas por equipamentos mais modernos e potentes. O serviço também inclui a colocação de postes de maior altura”, destaca a diretora. 

Ainda segundo a diretora, o programa prevê a modernização do sistema de iluminação com a instalação de novas luminárias em 50 pontos da cidade, como parques, praças, ruas e avenidas. Neste ano, a Prefeitura executou a modernização das luminárias de LED no campo de futebol do Remanso Campineiro e no parque socioambiental GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis , no Jardim Santa Rita de Cassia. 

Além disso, a Prefeitura de Hortolândia também implanta luminárias de LED no canteiro central da Estrada Municipal Pedrina Guilherme, em um trecho onde há dois prédios residenciais. De acordo com a diretora Fernanda Candido de Oliveira, o local receberá 11 postes de luminárias de LED.

  • PROGRAMA DE EFICIENCIA ENERGETICA
  • NOVO PIC
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.