Além de refletir o cenário atual, a conferência discutirá a implantação de Políticas Públicas e a garantia dos Direitos para a Pessoa com Deficiência no município
A Prefeitura de Hortolândia realiza, na manhã desta quarta-feira (13/09), a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro é uma realização do segmento da Pessoa com Deficiência do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo. Aberto ao público geral, a conferência será realizada das 8h às 12h, na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Preste Bonfim, localizada na Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, no Remanso Campineiro.
Sob o tema “Construindo um Brasil mais Inclusivo”, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia tem como objetivo analisar o cenário atual das Políticas Públicas voltadas ao segmento, assim como apresentar proposições para a afirmação dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município. Com o propósito de discutir e deliberar propostas de Políticas Públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, a conferência reunirá agentes públicos, instituições sem fins lucrativos e representantes das OSCs (Organizações da Sociedade Civil).
Como forma de preparar o debate acerca dos temas a serem abordados, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência foi antecedida, em agosto, por cinco pré-conferências. Realizadas em órgãos de assistência social e entidades beneficentes de Hortolândia, as pré-conferências foram divididas em cinco eixos temáticos. Durante os encontros, foram discutidos temas como estratégias para participação da Pessoa com Deficiência na sociedade, garantia do acesso às Políticas Públicas, unificação da avaliação biopsicossocial, cidadania e acessibilidade, desafios para comunicação universal, assim como o financiamento da promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência.
Além de promover as pré-conferências e a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Hortolândia iniciou, em agosto, o cadastro municipal para mapeamento das pessoas com deficiência no município. Inicialmente realizado de maneira on-line, o objetivo do cadastro é identificar as reais necessidades das pessoas com deficiência. Ao detectar os tipos de deficiência mais comuns e os bairros onde há maior predominância de pessoas com deficiência na cidade, o Departamento de Direitos Humanos busca otimizar a proposição de Políticas Públicas para o segmento. Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental, motoras, transtorno do espectro autista ou deficiências invisíveis podem participar do cadastro municipal de maneira presencial. O preenchimento do cadastro não causará nenhum prejuízo ou alteração dos benefícios adquiridos pela pessoa com deficiência.
Consulte abaixo os locais para realização do cadastro municipal da Pessoa com Deficiência
12/09, das 8h às 17h
SECRETARIA DE CULTURA
Rua Graciliano Ramos, 280, Jd. Amanda
13/09, das 8h às 12h
EMEF PROFª MARLECIENE PRISCILA PRESTA BONFIM
Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, Remanso Campineiro
14/09, das 8h às 17h
CRAS NOVO ÂNGULO
Rua Francisco Bereta, 330, Jd. Novo Ângulo
14/09, das 8h às 17h
CCS Jd. Rosolém
Rua Guido Rosolém, 177, Jd. Rosolém
15/09, das 8h às 17h
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO “PAULO FREIRE”
Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro
- Direitos Humanos
- pessoas com deficiência
- Conferência Municipal
- políticas públicas