Hortolândia prossegue com instalação de usinas fotovoltaicas

0 0
Tempo de leitura3 Minutos, 4 Segundos

Mais três escolas municipais recebem placas solares nesta semana; ação integra Programa de Eficiência Energética

Hortolândia segue com passos firmes para se consolidar como município inteligente e sustentável. A Prefeitura continua com a instalação de usinas fotovoltaicas em prédios públicos. Nesta semana, o trabalho é executado nas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, Jardim Boa Esperança José Roque de Moura (foto) e Professora Maria Célia Cabral do Amaral. A colocação das placas solares integra o Programa de Eficiência Energética, lançado pela Prefeitura, no dia 11 deste mês. O lançamento contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O programa é uma iniciativa pioneira da Prefeitura para consolidar Hortolândia como cidade inteligente e sustentável. O programa servirá de referência para o Governo Federal, que também pretende implantá-lo no país. Uma das primeiras ações já concluídas pelo programa foi a implantação de iluminação em LED na cidade, controlado por um sistema inteligente de telegestão.

Outra ação do programa que já está em andamento é a instalação de 21 usinas fotovoltaicas que vão gerar uma economia de R$ 4 milhões a Hortolândia. Com a implantação do programa e das usinas, a meta da Prefeitura é tornar o município referência nacional no uso de energia limpa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica de Hortolândia, as 21 usinas serão instaladas em escolas, unidades de saúde, ginásios, dentre outros prédios públicos. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos do município. 

Já estão em funcionamento as usinas no novo Paço Municipal, no Hospital Municipal Mario Covas e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia. Neste ano, já foram instaladas as usinas no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, nas EMEFs Professora Helena Futava Takahashi, Villagio Ghiraldelli e Nova Europa, na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Santiago e na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara do Lago I. 

Também está prevista a instalação de placas solares no prédio da Secretaria de Serviços Urbano. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, até janeiro de 2024 deverão ser implantadas usinas fotovoltaicas em mais três escolas municipais, duas unidades de saúde e dois ginásios esportivos. Já para maio de 2024 está prevista a instalação de uma usina no centro de eventos, a ser construído embaixo da Ponte da Esperança (Ponte Estaiada).

OUTRAS AÇÕES

O Programa de Eficiência Energética da Prefeitura de Hortolândia também prevê mais ações. Uma delas é a elaboração de um estudo e um projeto de modernização dos prédios públicos por meio da troca de equipamentos de iluminação e climatização que utilizem menos energia. Outra ação prevista é a implantação de novas luminárias de LED em vários pontos da cidade. 

Outra ação importante é a troca de 20 veículos movidos à combustão da frota da Prefeitura por veículos elétricos. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a substituição está prevista para ser feita até maio de 2024. 

O programa também prevê a troca de parte da frota de veículos do transporte público movidos à combustão por veículos elétricos. A previsão inicial é que sejam entregues 10 ônibus elétricos, que deverão reduzir a emissão de CO2 (gás carbônico) em 819 toneladas por ano. O programa também implantará na cidade 19 eletropostos para fazer o abastecimento de veículos movidos a energia elétrica. 

Com o programa, a expectativa da Prefeitura é reduzir em 10% a taxa de iluminação pública em 2024, o que irá gerar uma economia de R$ 12 milhões por ano ao município.

  • PROGRAMA DE EFICIENCIA ENERGETICA
  • USINAS FOTOVOLTAICAS
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.