Centro de Reabilitação Física, órgão da Prefeitura, reuniu pacientes para aula de exercícios, na manhã desta quinta-feira (13/06)
Praticar exercícios físicos num local ao ar livre, cercado de árvores e plantas, faz muito bem à saúde. Foi justamente isso que a Prefeitura de Hortolândia realizou na manhã desta quinta-feira (13/06). O Centro de Reabilitação Física Mônica Cristina Blanco, órgão da Secretaria de Saúde, promoveu uma sessão de fisioterapia com pacientes no Parque Socioambiental Chico Mendes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a atividade foi realizada com um grupo formado por cerca de 40 pacientes de dores crônicas atendidos pelo centro. São pessoas que sofrem de dores em diferentes partes do corpo, tais como coluna, ombro e joelho. No encontro, os fisioterapeutas ministraram uma série de exercícios que ajudam no fortalecimento dos músculos dos pacientes.
A coordenadora do centro, Keli Neves, explica que, além de realizar as sessões de exercícios, o objetivo do grupo é promover a interação social entre os pacientes, estimulando-os a compartilharem suas experiências. O centro realiza 10 sessões com cada paciente atendido. O centro organiza outros grupos com pacientes que sofrem de outros tipos de dores e problemas físicos. A criação de grupos é uma ação que o centro realiza para tentar diminuir a grande fila de espera de pacientes.
“Geralmente, realizamos a última sessão em algum lugar externo. Chamamos esse encontro de ‘Confraterapia no parque’. Os exercícios ministrados para os pacientes ajudam a melhorar a qualidade de vida deles”, explica a coordenadora.
Além disso, o centro faz o encaminhamento dos pacientes para aulas das modalidades oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, ou ainda para as aulas de lian gong, ministradas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ainda de acordo com a coordenadora, o centro realizou em maio 2.347 atendimentos.
CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA
O Centro de Reabilitação Física “Monica Cristina Blanco” foi inaugurado pela Prefeitura de Hortolândia em dezembro de 2017. A unidade conta com amplo espaço físico, acessível a pessoas com mobilidade reduzida, além de completa estrutura para atendimento dos pacientes que precisam de reabilitação física.
Os pacientes são atendidos em salas individualizadas, garantindo maior privacidade durante o tratamento. Ao todo, são 10 box equipados com macas. A unidade dispõe ainda de uma sala especialmente preparada para atendimento de pessoas em tratamento neurológico, como vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
- CENTRO DE REABILITACAO FISICA MONICA CRISTINA BLANCO
- Parque Socioambiental Chico Mendes