Hortolândia retoma as aulas na rede municipal de ensino

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 39 Segundos

Prefeitura anuncia entrega de materiais e kits de uniformes escolares para depois do Carnaval

Ansiedade, alegria, saudade, expectativas. Um misto de emoções tomou conta das crianças, nesta segunda-feira (06/02), dia de rever amigos, colegas de sala e professores, nesta volta às aulas na rede municipal de ensino de Hortolândia. Atualmente, a Prefeitura conta com 60 unidades próprias, onde estudam aproximadamente 26 mil estudantes, desde a Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o ano) até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

“Estou muito feliz. Vou aprender muito este ano. Eu amo esta escola”, afirmou Jonatas Luís de Lima Júnior, aluno do 5° B na Emef Profª Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real.

“A expectativa é boa. Estou tranquila em relação à escola, porque eu gosto da escola e estou ansiosa por ele mudar, pois sei que este é o último ano dele aqui”, comentou Sabrina Lydiane de Lima Moraes Setto, mãe de Jonatas.

“A expectativa é que tenhamos um ano bastante proveitoso e possamos fazer um ótimo trabalho junto às crianças. Estamos aqui para trabalhar, a gente e a família junto para atingir os objetivos”, ressaltou a professora do 5o ano D, Elza Hoffman.

Além dos reencontros e da retomada das atividades, outra boa notícia é que a Prefeitura anunciou a entrega, ainda neste começo de ano letivo, de mochilas com materiais escolares e kits de uniformes de verão. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os itens já estão nas escolas, sendo preparados para a distribuição às famílias, o que acontecerá logo depois do Carnaval. 

Como será a entrega?

A distribuição dos itens aos alunos será feita, respeitando a organização definida em cada escola, que entrará em contato com pais e responsáveis, avisando sobre o cronograma. Cada aluno receberá um kit composto por três peças – duas camisetas e uma bermuda. Os itens foram feitos por bolsistas participantes do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo, no CQP II (Centro de Qualificação Profissional), espaço que oferece formação gratuita em Costura Industrial. Ao todo, eles confeccionaram 78 mil peças de roupa. 

As mochilas contêm itens como cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e um estojo para organizar o material. Eles foram organizados de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. A ação busca dar mais segurança aos estudantes, valorizar a autoestima da criança, além de contribuir com a economia das famílias, que não precisam se preocupar com a compra dos itens básicos. 

“A entrega do uniforme escolar e material no início do ano letivo é de grande importância, primeiro porque tanto o uniforme quanto o material escolar são instrumentos de aprendizagem da criança, eles trazem a questão do direito, da igualdade, e agora também com a mochila, todos terão os materiais iguais. Para nós, da educação municipal, é importante que todos tenham acesso a um material de qualidade, pois entendemos que o material escolar e o uniforme são ferramentas de garantia de aprendizagem para nossas crianças”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

 

 

 

  • educação
  • volta às aulas
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.