Idosos cadastrados no CCMI de Hortolândia são vacinados no local

0 0
Tempo de leitura3 Minutos, 1 Segundos

Ação garantiu a aplicação de 150 doses da vacina contra a gripe

Idosos de Hortolândia receberam, na manhã desta terça-feira (02/05), a vacina contra a gripe (Influenza). Voltado ao grupo prioritário de adultos acima dos 60 anos, a ação foi realizada no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Secretaria da Saúde. Iniciado em abril deste ano, a campanha de vacinação contra a gripe é realizada no município em etapa única, sem escalonamento dos grupos prioritários.

Frequentadora assídua do CCMI há dez anos, Maria Elisabeth considera mais prático tomar a vacina contra a gripe no próprio Centro de Convivência. “Eu estou sempre aqui, é minha segunda casa. Quando eu soube da aplicação da vacina, eu achei melhor. Não preciso ir até o posto de saúde, andar a pé, enfrentar uma subida. É muito cansativo. Como estou o dia todo aqui, aproveitei também para tomar a vacina”, comenta. Ainda com o curativo no braço e segurando a carteira de vacinação em dia, a moradora do Jd. Nossa Senhora de Fátima aguarda ansiosa pela aula de ginástica, uma das atividades que pratica no local.

Morar a poucos metros de uma unidade de saúde não impediu José Porto de procurar o CCMI do Remanso, na manhã desta terça-feira, para tomar a vacina contra a gripe. “Eu aproveitei que vim hoje para praticar Lian Gong e ginástica e já tomei a vacina. Eu moro perto da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Novo Ângulo, mas sempre quando fico sabendo de campanha de vacinação no CCMI, prefiro vir aqui”, relata o morador do Jd. Villagio Ghiraldelli.

Todos os anos, o CCMI consulta a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia sobre a possibilidade de realizar aplicações de vacinas paro o público idoso na unidade do Centro de Convivência do bairro Remanso Campineiro. A ideia, segundo a coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, é oferecer mais praticidade àqueles que precisam tomar a vacina. “Nós sempre escolhemos um dia em que há mais idosos, um dia preenchido de atividades. Tomar a vacina no próprio Centro de Convivência facilita, porque eles não precisam ir até uma unidade de saúde, ficar esperando pelo atendimento, muitas das vezes deixar de fazer alguma coisa para tomar a vacina. Eles se sentam tão em casa que todos os anos eles me pedem para tomar a vacina aqui”, explica. Ao todo, foram solicitadas 150 doses da vacina.

A vacina contra a Influenza ofertada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a do tipo trivalente, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e linhagem B. Fazem parte dos grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a Influenza crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), além de povos indígenas, professores, profissionais da saúde, das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Salvamento. Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Caso a região da aplicação da vacina apresente vermelhidão, inchaço e dor, recomenda-se a aplicação de compressa fria, por 15 minutos, três vezes ao dia. Profissionais da saúde não recomendam o uso de compressa quente, por ser prejudicial a vasoconstrição do local. Caso as reações à vacina apresentem sintomas mais graves e perdurem por mais tempo, uma unidade de saúde deve ser procurada.

Todas as unidades de saúde da Prefeitura de Hortolândia oferecem a vacina contra a gripe para os públicos prioritários.

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.