Idosos de Hortolândia assistem à palestra sobre a arte de saber viver

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 48 Segundos

Palestra realizada pelo Dr. Jamiro reuniu mais de 200 participantes

“Envelhecer e a Arte de Saber Viver” foi o tema da palestra ministrada pelo médico da Unicamp, Dr. Jamiro Wanderley. O evento foi realizado na manhã da segunda-feira (24/04) no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda. 

Organizada pelo Departamento de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia, a palestra reuniu 222 expectadores, dos quais 36 ligados a igrejas católicas e evangélicas e 186 membros do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda. Durante 50 minutos de apresentação, o público presente pôde ouvir dicas de como envelhecer com qualidade e de forma saudável. Uma das características do Dr. Jamiro é unir bom humor com técnicas de ilusionismo em ensinamentos sobre a vida. No total, o médico realizou oito tipos de mágica para entreter o público.

Em uma dessas exibições, Dr. Jamiro usou de uma analogia para ilustrar a importância do altruísmo e da compaixão em momentos de adversidade. Segurando dois girassóis (um murcho e o outro em riste), o médico contou a história de um girassol que se curvava a fim de oferecer sombra para outro girassol, debilitado pelo sol. “Em momentos difíceis, escuros, de muita chuva, como acontece na natureza, procure apoio. Quando um auxilia o outro, as energias se revigoram. Que possamos fazer como esses girassóis. Notem como esse girassol que estava tão cabisbaixo começa a se sentir um pouquinho mais acolhido. Que a gente aprenda com a vida a partilhar nossas energias, os nossos amores, as nossas atenções. Coisas muito simples podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa que nunca recebeu um bom dia, um abraço”, explana. O médico ainda finaliza a analogia revelando que a “arte de saber viver” significa viver a vida como se cada minuto fosse o último.  

Em outro momento da palestra, Dr. Jamiro ensinou aos presentes que a vida pode proporcionar feridas, consideradas muitas das vezes irreparáveis. Em analogia, o médico rasgou uma folha de jornal em vários pedaços pequenos, diante dos olhos atentos do público. Misteriosamente, ao ensinar que devemos ter resiliência e esperança para superar momentos difíceis, o médico realizou um truque de mágica, em que reconstituiu a folha de jornal, para o espanto dos presentes. O médico realizou outros truques, como o de escurecer um líquido incolor e o de alterar a cor de alguns lenços, confundindo a audiência. Todas as técnicas de mágicas serviram como metáforas de situações da vida real.

A moradora do Jd. Amanda I e uma das idosas cadastradas no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do bairro, Cleusa Maria de Souza, aponta a habilidade do médico em cativar a atenção do público. “Foi uma palestra maravilhosa, gostei muito. A maneira como ele fala com a gente prende muito nossa atenção. Envolve tanto aspectos emocionais quanto físicos. Quando me lembro das palavras do Dr. Jamiro eu me sinto com mais ânimo. Todos saímos com o emocional impactado. Uma palestra bem descontraída, nada entendiante. A sensação é a de querer assistir mais”, comenta.

Dr. Jamiro da Silva Wanderley é médico da Unicamp, com especialidade em Cardiologia e Geriatria. Além disso, o Dr. Jamiro é um dos diretores do Hospitalhaço da RMC (Região Metropolitana de Campinas), ONG que promove a humanização hospitalar por meio da apresentação de palhaços aos pacientes.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.