Gincana será realizada até sexta-feira (24/05), na sede do CCMI Remanso Campineiro
Cantos, espírito de competição e muita animação. A manhã desta terça-feira (21/05) reuniu os idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso com o início da 10ª Gincana da Melhor Idade. O evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia conta, neste ano, com a participação de cerca de 250 idosos. A gincana compõe as atividades programadas em celebração ao aniversário de 33 anos de Hortolândia.
Evento tradicional organizado, desde 2013, pelo CCMI do Remanso, a Gincana da Melhor Idade tem por objetivo promover uma série de dinâmicas entre os idosos, que são divididos em quatro equipes (azul, verde, vermelha e amarela). Nesta segunda-feira (21/05), a 10ª edição da gincana teve início com algumas novidades: o acendimento simbólico da tocha, o desfile da bandeira de Hortolândia, em comemoração ao aniversário da cidade, e a realização do concurso Miss e Mister da Melhor idade. Os idosos também participaram do desfile da sustentabilidade, apresentando roupas confeccionadas com material reciclável.
A psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, parabenizou o envolvimento dos idosos na emancipação e desenvolvimento da cidade. “Além de ser organizada em celebração ao aniversário de Hortolândia, a 10ª da Melhor Idade também busca reconhecer a história e luta dos idosos. Se Hortolândia chega aos 33 anos, isso se deve ao trabalho, luta e dedicação de muitas pessoas, principalmente os idosos, que vivenciaram cada momento de crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. A história do Centro de Convivência da Melhor Idade caminha junto com a evolução de Hortolândia. Esta gincana busca despertar em cada um a beleza própria”, declarou Fernanda Fadiga.
Já nesta quarta-feira (22/05), a 10ª Gincana da Melhor Idade irá promover uma série de dinâmicas como forma de avaliar a resistência dos idosos por meio de atividades físicas. Na quinta-feira (23/05), a imaginação e criatividade somarão pontos durante as provas culturais. Assim como aconteceu nas edições anteriores, a edição deste ano também avaliará os idosos sob o critério da solidariedade.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, destacou o empoderamento dos idosos. “Eu acredito no protagonismo dos idosos. Quando falamos da Melhor Idade, falamos sobre experiência. São pessoas que vivenciaram a trajetória que estamos galgando e têm muito a nos ensinar. Os idosos do CCMI formam uma família maravilhosa e esta gincana demonstra isso, ao promover atividades que fazem bem para a saúde física e mental. Além de se divertirem muito, os idosos também ajudam a colher os frutos da solidariedade”, comenta Maria dos Anjos. Neste ano, os idosos do CCMI Remanso realizaram doações em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Integrante da equipe vermelha, a idosa Zuleide Andrade dos Santos não esconde a animação em participar de mais uma edição da Gincana da Melhor Idade. “Eu estou muito feliz, porque esta gincana é muito boa para renovar nossa saúde e para nos animar. Eu amo participar das atividades”, afirma a moradora do Jd. Nova Europa.
Se para a maioria dos idosos, a Gincana da Melhor Idade é um dos eventos mais aguardados do ano, para a moradora do Jd. Santana, Maria Aparecida de Oliveira, participar do tradicional evento do CCMI é uma novidade. “Esta é minha primeira gincana. Eu espero que seja muito bom. Eu não conheço todas as atividades, mas estou me empenhando. Vou participar da gincana do bambolê”, relata.
O encerramento da 10ª Gincana da Melhor Idade será realizado nesta sexta-feira (24/05), com o anúncio da equipe campeã. Ao final da gincana, todos os idosos receberão medalhas de participação. Já as equipes participantes receberão troféus.
- Gincana da Melhor Idade
- CCMI Remanso Campineiro
- CCMI
- Centro de Convivência da Melhor Idade
- Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campineiro
- idosos
- melhor idade
- SECRETARIA DE GOVERNO