Evento da Prefeitura terá concerto no qual o maestro regerá a Orquestra Bachiana do Sesi-São Paulo, nesta quinta-feira (27/06), às 19h
A vida do maestro e pianista João Carlos Martins é marcada pela superação e pelo amor incondicional à música. O público de Hortolândia terá o privilégio de vê-lo no 3º Recital de Inverno, promovido pela Prefeitura. O artista é a atração do evento, nesta quinta-feira (27/06). João Carlos Martins regerá a aclamada Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. O concerto encerrará a programação do evento. O recital será, às 19h, auditório da Câmara Municipal, localizada na rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel.
Aos 83 anos, o maestro é uma das grandes referências da música erudita no Brasil. Ele é considerado um dos maiores intérpretes da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Um dos pontos altos da carreira de Martins como pianista foi a gravação da obra completa para teclado de Bach.
Porém, a carreira de Martins foi tragicamente abalada em 1995. O músico foi vítima de um assalto em Sofia, capital da Bulgária, no qual sofreu um golpe na cabeça com uma barra de ferro. O incidente causou grave sequela neurológica e comprometeu os movimentos da mão direita do então pianista.
Após passar por cirurgias e fisioterapia, João Carlos Martins continuou a tocar piano somente com a mão esquerda, chegando inclusive a fazer concertos e gravar discos. Nos anos 2000, João Carlos Martins enfrentou outro momento difícil. Ele desenvolveu uma doença rara que afetou os movimentos da mão esquerda, e por causa dela interrompeu a carreira de pianista em 2003. O músico então deu mais um exemplo de superação ao começar a estudar para se tornar regente. A vida e a carreira do maestro são abordadas no livro “O Indomável – João Carlos Martins entre som e silêncio”, escrito pelo jornalista Jamil Chade, que foi lançado neste mês.
No concerto desta quinta-feira, Martins regerá a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. O grupo, criado em 2004, é formado por músicos selecionados entre as melhores orquestras brasileiras. O trabalho do grupo já teve reconhecimento internacional, com concertos já realizados em diversos países do mundo.
Além do concerto com o maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana, o último dia do recital terá apresentações da cantora Mila Lima e da Banda Experimental de Hortolândia, um dos grupos vinculados ao CEM (Centro de Educação Musical Municipal) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Secretaria de Cultura.
MISTURA MUSICAL
MPB, pop, forró, rock, sertanejo, canto lírico. A mistura desses e de outros gêneros musicais marcou a noite de abertura do 3º Recital de Inverno, nesta terça-feira (25/06). O público conferiu apresentações da cantora Ju Peres, que abriu a noite, de alunos da Acarte (Academia Adventista de Arte) do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus de Hortolândia) e dos professores particulares de música Jaqueline Mariano e Rafael Silva. Outra atração foi o Coral Jovem de Hortolândia, grupo feminino vinculado ao CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Ronaldo Dias, órgão da Prefeitura, sob regência da professora Suzy Amaral.
Depois, o público cantou e dançou muito com o grupo Br’oZ (foto), que apresentou seu espetáculo “Baile da Prometida”. O repertório foi recheado de sucessos de artistas brasileiros e internacionais dos mais variados estilos. O grupo matou a saudade dos fãs ao entoar seus sucessos, dentre os quais “Prometida” e “Vem pra minha vida”.
Atualmente, a banda é formada por André Marinho, Jhean Marcell, Matheus Rocha e Oscar Tintel. “No show, mostramos a essência do Br’oZ e de cada integrante”, explicou Matheus Rocha. “Mostramos um repertório com vertentes musicais diferentes. Tem hits do momento, outros mais antigos, e claro, os grandes hits da nossa carreira”, destacou André Marinho.
O 3º Recital de Inverno prossegue nesta quarta-feira (26/06), no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda (confira abaixo a programação).
Programação do 3º Recital de Inverno:
Dia 26/06 (quarta-feira):
– Allegro
– Belise Cunha
– MusicaL’Arte
– Ateliê da Música
Dia 27/06 (quinta-feira):
– Abertura com a cantora Mila Lima
– Banda Experimental de Hortolândia
– Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP
- 3º RECITAL DE INVERNO
- BROZ
- MAESTRO JOAO CARLOS MARTINS