Mais de 36.000 pessoas estão imunizadas contra gripe em Hortolândia

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 51 Segundos

Prefeitura alerta a população que a campanha está prevista para ser encerrada nesta quarta-feira (29/05) nas UBSs

A queda da temperatura registrada nos últimos dias é um alerta à população sobre a importância de se proteger contra a gripe. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça que a campanha de vacinação contra a doença continua nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 15h30. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 36.909 pessoas (confira abaixo a cobertura vacinal). A campanha está prevista para ser encerrada nesta quarta-feira (29/05).

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, ressalta que não se pode menosprezar a gripe. É importante que as pessoas recebam a vacina para ficarem imunizadas contra a doença, e assim evitar a pneumonia.

“A pneumonia é o quadro mais grave da gripe, que pode levar à internação, e até mesmo a óbito, se não for tratada corretamente”, alerta Ana Paula. Dentre os sintomas mais característicos da pneumonia apontados pela coordenadora estão dificuldade para respirar e febre.

A coordenadora ainda destaca que é preciso redobrar a atenção com crianças, idosos, gestantes e puérperas, que são mais suscetíveis a contrair a gripe. Por isso, é importante que esses públicos sejam vacinados o quanto antes para ficarem protegidos quando o inverno chegar, uma vez que nessa estação a tendência é de haver aumento de casos de doenças respiratórias. Segundo Ana Paula Fernandes, ao receber a vacina o organismo humano demora três semanas para criar os anticorpos contra a doença.

Na campanha deste ano, a meta é imunizar 90% dos idosos, das crianças, gestantes e puérperas. Até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal desses quatro públicos prioritários é de 41%, número maior do que as coberturas vacinais registradas desses mesmos públicos no Estado de São Paulo (35%) e no Brasil (36%).

PRIMEIRA VEZ

Outra orientação importante que a coordenadora destaca é que crianças com menos de oito anos de idade que ainda não tomaram a vacina contra a gripe devem aproveitar a campanha para receber a 1ª dose. O intervalo para receber a 2ª dose é de quatro semanas. Já crianças acima de oito anos podem tomar a vacina uma vez por ano.     

A Prefeitura de Hortolândia ainda lembra que desde o dia 2 deste mês ampliou a oferta da vacina contra a gripe para a população em geral a partir de seis meses de idade.  

Além de idosos, crianças, gestantes e puérperas, na campanha deste ano os demais públicos prioritários indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidade a partir de seis anos, pessoas com doença crônica, com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e armadas, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade e população em situação de rua. Para esses públicos não há meta de vacinação.

 

 

Cobertura Vacinal contra a Influenza

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Idosos

14.383

47

Gestantes

458

22

Puérperas

55

16

Crianças

4.569

30

Pessoas com comorbidades

4.160

Profissionais de saúde

1.579

Profissionais de Educação

703

Pessoas com deficiência permanente

109

População privada de liberdade

3.199

Forças Armadas

16

Forças de segurança e salvamento

55

Funcionários do sistema prisional

88

Trabalhadores portuários

3

Trabalhadores do transporte coletivo

104

Caminhoneiros

75

Pessoas em situação de rua

53

População geral

7.300

Total

36.909

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.