Evento, nesta segunda-feira (21/08), contou com a participação do prefeito Zezé Gomes
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou, na manhã desta segunda-feira (21/08), da tradicional cerimônia de juramento à bandeira. O evento aconteceu no ginásio Victor Savalla, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e reuniu 520 jovens do sexo masculino, moradores de Hortolândia, nascidos em 2005, que fizeram o alistamento militar presencial após o dia 30 de junho. Também participaram da solenidade os secretários de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold (titular) e Adriana Elias de Carvalho (adjunta); os 1os tenentes, Flávio Lisboa Afonso e Paulino Santos; o subtenente Bento José dos Santos; e as secretárias da 178a. Junta do Serviço Militar, Eleusa Ap. Maciel e Cláudia Rosa Messias.
“Hoje é o dia em que vocês deram um dos primeiros passos na vida como cidadãos e como brasileiros aptos e em dia com o serviço militar. Como pai de família que sou, sei que vocês, jovens, vivem um momento muito especial, de muitos sonhos, mas também de muitas incertezas. É a saída da adolescência e a entrada para a cidadania. Como cidadãos, sei que passam a ter a responsabilidade de direitos e deveres. Como prefeito, sugiro que se envolvam nas questões de suas comunidades. Busquem suas reivindicações e lutem para vê-las realizadas. A Prefeitura está ao lado de todos nesta luta. Estamos construindo uma cidade inteligente e sustentável e a juventude é nossa maior riqueza. Por meio de nossa Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, oferecemos diversos cursos que auxiliam na qualificação profissional. Ainda neste ano, vamos realizar o programa Meu Emprego. Nele, vamos preparar jovens para o mercado de trabalho. Inicialmente, vamos criar 50 vagas. Nos últimos anos, investimos muito em educação. Nosso objetivo é que todos se preparem para ingressar no mercado de trabalho. Todas as ações de educação e qualificação profissional que fazemos é pensando nesses jovens, que são os verdadeiros donos das vagas de empregos criadas com a chegada de novas empresas em nossa cidade. Nos últimos três anos, trouxemos cinco mil novos vagas de emprego. O objetivo da Prefeitura é que as vagas sejam ocupadas, também, por seus pais, seus irmãos, tios, tias, enfim, por gente que more aqui na cidade. Os jovens têm forças para entrarem nesta luta. As suas famílias, Hortolândia e o Brasil precisam de sua força. Deus tem um projeto de vida para cada um de vocês”, afirmou Zezé Gomes.
A participação na solenidade é necessária para que o jovem receba o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). Quem não compareceu ao juramento deverá procurar a 178ª Junta Militar para regularizar a situação cívica. Conforme alerta a Secretaria de Segurança da Prefeitura, à qual a Junta Militar de Hortolândia está vinculada, a situação irregular poderá render severas limitações ao exercício da cidadania no País. Ainda de acordo com a Secretaria, quem não cumpre as obrigações cívicas está sujeito à multa, fica impedido de realizar diversas atividades, tais como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.
A Junta Militar de Hortolândia funciona no prédio do HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.
- segurança
- Junta Militar