A ação promovida pela Prefeitura de Hortolândia homenageia a clássica obra literária infantojuvenil “Sítio do PicaPau Amarelo”; exposição será aberta nesta sexta-feira (23/02)
A Prefeitura de Hortolândia estreia a exposição “Arte e vida”, em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato e sua clássica obra infantojuvenil, “Sítio do Picapau Amarelo”. A mostra, que tem entrada gratuita, será aberta nesta sexta-feira (23/02), às 10h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.
A exposição reúne trabalhos criados pela artesã Rosa Alice dos Santos Moreira, moradora da cidade. A artista recria os personagens da obra literária em forma de manequins. A exposição também apresenta peças de artesanato, tais como pinturas em tecidos, tapetes e obras em madeira. A artista, que também é professora de Língua Portuguesa e Inglês, afirma ser apaixonada pelas obras de Lobato. Ela explica que a exposição é uma forma de homenagear o autor e suas histórias que marcaram a infância de tantas pessoas.
“Sou artesã desde os 12 anos de idade. Também atuo como professora de Língua Portuguesa e Inglês da rede estadual de ensino. Eu trabalho muito, do ponto de vista pedagógico, com meus alunos os textos e as obras de Monteiro Lobato. Sou apaixonada pelas obras dele. A exposição é uma oportunidade para o público revisitar a obra de Monteiro Lobato e de se encantar com a magia do ‘Sítio do Picapau Amarelo’”, destaca a artesã.
A exposição fica em cartaz até o dia 23/03 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no último fim de semana do mês.
ESTAÇÃO JACUBA
No museu, o público também pode conhecer um pouco da história de Hortolândia. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos relacionados à estação e ao município que estão agrupados em várias salas. Todos esses materiais são parte importante do patrimônio da cidade.
O TREM PASSA
O museu fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por motivo de segurança, o museu orienta os visitantes a permanecerem na área externa cercada com grade para tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem.
ATRAÇÕES VERDES
Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do museu, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.
Outra atração verde é um exemplar da espécie de árvore popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio. A árvore está na entrada para dar as boas-vindas aos visitantes. A árvore tem estrutura e tronco parecidos com a da bananeira. Porém, seu fruto não é comestível.
Por ter folhas grandes, a árvore acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu seu nome popular. Outra característica é a copa em forma de leque. A espécie é originária de Madagascar. Seu nome científico é Ravenala madagascariensis.
ATRATIVOS TECNOLÓGICOS
O museu ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o museu disponibiliza Wi-Fi, cujo uso é gratuito mediante uso de senha, que deve ser solicitada na recepção. O Wi-Fi é fornecido pelo grupo Railcam Brasil.
Serviço – Exposição “Arte e vida”
Local: Museu Municipal Estação Jacuba
Endereço: Rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco
Data: 23 de fevereiro a 23 de março
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no último fim de semana do mês