Ação de segurança viária acontece em todas as regiões de Hortolândia
Uma das principais ações para reforçar a segurança viária em Hortolândia continua intensificada por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Mais uma etapa do mutirão do reforço da sinalização de solo foi realizada, nesta sexta-feira (10/02), na rua Antônio Fernandes Leites até a rua Miguel Gimenes Alves. O local tem diversos pontos comerciais além de ser uma área residencial com grande fluxo de trânsito. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, uma vaga para PCD’s (Pessoas com Deficiência) foi implantada além de faixas de pedestres, legenda “PARE” e faixa dupla amarela que indica o tráfego de “mão dupla” na via.
“Esta ação nesta região contribui com a organização do trânsito já que a área está em uma importante região com prédios, casas, supermercados, lojas, além de ser acesso à um centro comercial e estar localizada próxima à saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101)”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
O mutirão desta sexta-feira também continuou na rua Sebastião Lázaro da Silva entre as ruas Rua Orlando Signorelli e Júlio César do Nascimento, no Jardim Adelaide. Lombadas foram pintadas entre as vias que são pontos de circulação dos veículos do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, além de ser acesso para Campinas. “O trecho também registra um grande fluxo de veículos e veículos pesados. Nesta semana, seguimos o calendário de trabalho nestas regiões. O reforço e a implantação da sinalização viária é realizado em todas as regiões de Hortolândia”, comenta Vasconcellos.
Em 2022, foram contabilizados quase 70 mil metros quadrados de vias pintadas ou que tiveram a pintura reforçada. Com tinta especial, foram aproximadamente 27 mil metros quadrados. Já com tinta normal, cerca de 42 mil metros quadrados de ruas e avenidas foram contempladas. O aumento da segurança viária em Hortolândia passa diretamente pelo reforço e a repintura da sinalização de solo que, desde 2017, acontece em toda a cidade. Junto à instalação de radares controladores de velocidade, novos semáforos, Operação Tapa-Buraco e readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito fazem parte da base do trabalho para salvar vidas no trânsito. Toda a cidade já recebeu e continuará recebendo as ações, inclusive o aumento da malha cicloviária que acontece, gradativamente, por um trânsito sem mortes.