Organizações Sociais de Hortolândia recebem treinamento para enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 15 Segundos

Formação ministrada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes remete à campanha Maio Laranja

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), órgão autônomo vinculado à Prefeitura, realizou, nessa quinta-feira (16/05), uma formação com OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) de Hortolândia. A capacitação compõe as ações programadas pelo órgão em virtude da campanha “Maio Laranja”, mês de enfrentamento aos abusos e exploração de crianças. Cerca de 75 pessoas participaram da formação, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Hortolândia.

Ancorada pela Lei Federal 13.431 de 2017, que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, a campanha “Maio Laranja” tem por objetivo conscientizar organizações, entidades e a sociedade civil sobre os mecanismos para prevenir e coibir situações de violência e abuso contra o público infantil

Ministrada pela psicóloga, funcionária da Secretaria de Saúde e integrante do CMDCA, Ana Denadai, a formação destacou o papel das OSC’s no sistema municipal de garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assim como reforçou a importância do engajamento do Estado, família e sociedade. O encontro também orientou os participantes sobre os primeiros encaminhamentos e notificações aos Conselhos Tutelares em casos de suspeita ou identificação de situações de violência infantil. 

Durante o encontro, os participantes reconheceram os sinais e sintomas apresentados por crianças e adolescentes em casos de violência ou abuso. A formação abordou o acolhimento por meio da revelação espontânea, processo em que se faz importante que os adultos não duvidem dos relatos das crianças. Para Ana Denadai, a educação de crianças e adolescentes sobre o tema é uma das formas de se prevenir situações de abuso e violência.

“Realizar atividades educativas com as crianças possibilita que elas reajam a possíveis violências que venham a sofrer. Pelos dados nacionais, sabemos que em mais de 80% dos casos o abusador é uma pessoa conhecida da vítima. Portanto, crianças e adolescentes que foram educadas sobre as violências têm maiores chances de gritar, correr, contar para uma pessoa de confiança ou discar 100”, afirmou a psicóloga.

A formação promovida pelo CMDCA de Hortolândia também organizou uma oficina de prevenção ao abuso sexual, capacitando os participantes a serem multiplicadores da campanha Maio Laranja. Nesta quinta-feira (23/05), o Conselho dará continuidade à formação com participantes previamente inscritos. O encontro, que novamente será realizado na Câmara Municipal, terá como principal pauta a implantação de um termo de notificação padronizado ao Conselho Tutelar como forma de otimizar a proteção de crianças e adolescentes na cidade.

  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • CMDCA
  • violência sexual contra crianças e adolescentes
  • violência sexual infantil
  • abuso sexual
  • crianças e adolescentes
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.