Conquista foi no torneio Intercaps, competição que teve participação de oito municípios da região, realizada na sexta-feira (23/05); Prefeitura levou delegação com 30 pacientes do CAPS IJ e CAPS Vida
Quem tem transtorno mental pode ter uma vida social como qualquer pessoa. Um exemplo real disso são os pacientes do CAPS-IJ (Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil) de Hortolândia. Eles foram os campões do torneio Intercaps de futsal, realizado em Campinas, na sexta-feira (23/05). A competição foi disputada por times formados por pacientes dos CAPSs de oito municípios da região. A Prefeitura de Hortolândia levou uma delegação com 30 pacientes do CAPS-IJ e do CAPS-Vida.
O time do CAPS-IJ disputou cinco jogos. A final foi contra o CAPS Roda Vida, de Campinas. O jogo terminou empatado em zero a zero. A decisão foi para os penâltis, com vitória do CAPS-IJ pelo placar de 3 a 1. O CAPS-IJ terminou a competição invicto.
O torneio marcou a comemoração pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial em âmbito regional.
Já em Hortolândia, a data foi comemorada com o evento “Levando música – Conectando vidas”, no dia 12 deste mês. A Prefeitura ainda promoverá mais um evento especial pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, nesta sexta-feira (30/05), às 9h, no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago.
A coordenadora do Departamento de Saúde Mental do município, Leici Santana, ressalta que a conquista do torneio pelos pacientes do CAPS-IJ vai além do âmbito esportivo.
“A conquista do Intercaps valoriza os serviços de saúde mental oferecidos pela Prefeitura à população. O fato dos pacientes do CAPS-IJ terem sido campeões é uma demonstração de que eles podem levar uma vida normal como qualquer outra pessoa. Eles também mostraram que é possível a integração social de pacientes de saúde mental, rompendo cada vez mais os preconceitos que ainda persistem na sociedade”, enalteceu a coordenadora.