Pacientes internados no Hospital Municipal de Hortolândia recebem visita de “Doutores de Alegria”

0 0
Tempo de leitura1 Minutos, 40 Segundos

Voluntários da cidade realizaram trabalho de humanização na tarde deste domingo (30/04)

Os pacientes internados no Hospital Municipal Mario Covas tiveram uma tarde diferente neste domingo (30/04). Eles receberam a animada visita do grupo Doutores de Esperança. 

O grupo é formado por voluntários da cidade que se fantasiaram de palhaços. Durante a visita, eles fizeram brincadeiras e interagiram com os pacientes. A proposta é levar alegria para as pessoas que estão internadas, seus familiares, parentes e acompanhantes. O grupo fará as visitas ao hospital a cada quinze dias.

De acordo com o coordenador do grupo, Heber Girotto, o trabalho é feito em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. “Nós apresentamos o projeto para a Secretaria de Saúde, que aceitou ao ver que o nosso trabalho vai de encontro ao projeto de humanização da saúde implementado pela própria secretaria. Os pacientes gostaram muito! Alguns deles nos agradeceram pela visita e disseram que a nossa presença foi importante para eles. Se o paciente permite, nós também fazemos uma intercessão com uma oração”, explica o coordenador. 

O secretário adjunto de Saúde, Leandro da Silva Severino, destaca que o trabalho do grupo é importante para a recuperação dos pacientes. “Com essa parceria com o Doutores de Esperança, queremos deixar o ambiente hospitalar mais leve. Já foi comprovado cientificamente que a alegria e o riso ajudam a tornar mais rápido o processo de recuperação de pacientes”, ressalta o secretário adjunto. 

Vinculado à ADRAS (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), o Doutores de Esperança surgiu em Volta Redonda (RJ), há cinco anos. Desde então, o projeto é realizado em outros municípios. De acordo com Heber Girotto, o grupo de Hortolândia é o primeiro a ser criado no estado de São Paulo. 

Após a visita aos pacientes no Hospital Municipal Mario Covas, o grupo realizou, à noite, a cerimônia de formatura de sua primeira turma de voluntários, no Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Hortolândia).

  • DOUTORES DE ESPERANCA
  • Hospital Municipal Mário Covas
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.