Prefeitura quer ouvir população de Hortolândia sobre uso de recursos públicos, em diversas áreas
Moradores da cidade, cadastrados no serviço “Hortolândia Fácil”, têm até o dia 10 deste mês para ajudar a Prefeitura a elaborar a LOA (Lei Orçamentária Anual), válida para 2024. A chamada “Participação Cidadã” é uma iniciativa da Secretaria de Finanças.
Para participar, basta acessar o portal oficial da Administração Municipal e, na aba “Acesso Rápido”, que fica à direita da tela, clicar no botão “Lei Orçamentária/Participação Cidadã”, disponível também neste link. A partir daí, o internauta é redirecionado à página da “Carta de Serviços” da Prefeitura, onde poderá ajudar o Poder Executivo na elaboração do orçamento para o próximo ano.
Cada CPF (Cadastro de Pessoa Física) inscrito poderá escolher até três ações que considere prioritárias, nas quais gostaria de ver o município investir, tais como educação, segurança, meio ambiente, zeladoria, saúde, esportes, dentre outras. O leque de opções reúne 26 programas e ações municipais que constam no PPA (Plano Plurianual) 2022-2025.
“A participação das pessoas na elaboração e no acompanhamento da execução do orçamento é muito importante para o exercício da cidadania, ser corresponsável pela vida da cidade, influir na priorização das políticas públicas que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos. Convidamos você a exercer esse papel de protagonista no município de Hortolândia”, destaca a secretária de Finanças, Maria Luísa Denadai.
Ainda na fase de elaboração da LOA, outra oportunidade importante de participação é a audiência pública que a Prefeitura promoverá no dia 19 deste mês (terça-feira), às 19h, na Emef (Escola Municipal de Ensino fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, no Remanso Campineiro. Nela serão apresentadas as propostas para o orçamento. Todos os cidadãos podem participar e apresentar sugestões e questionamentos
Segundo a Secretaria de Finanças, após isso, “as prioridades escolhidas pelos cidadãos serão analisadas pelas Secretarias Municipais e consideradas na elaboração da LOA 2024, que em seguida será encaminhada à Câmara de Vereadores para aprovação”, informa a pasta.
Leis Orçamentárias
Quem não tem familiaridade com o tema, não precisa se preocupar. A página da “Carta de Serviços” da Prefeitura fala didaticamente sobre as leis do orçamento municipal. A LOA, por exemplo, é apresentada como “o orçamento em si, com todas as receitas previstas e despesas fixadas detalhadamente para o ano seguinte (prazo 30/09)”. O PPA, por sua vez, é a lei elaborada no primeiro ano de governo, até 31/08, que contém diretrizes, objetivos e metas para os quatro anos de gestão municipal. É a que diagnostica os problemas e define o público-alvo dos programas e ações do Executivo. E, por fim, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é aquela que “estabelece anualmente as principais metas para o orçamento do ano seguinte, ligando o PPA à LOA (prazo 15/04)”.
- finanças
- loa
- PARTICIPACAO CIDADA