População de Hortolândia deve ficar atenta aos sintomas de Dengue

0 0
Tempo de leitura3 Minutos, 31 Segundos

Prefeitura segue com ações para eliminar o Aedes aegypti; nesta semana equipes da UVZ realizam busca ativa e nebulização nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Rosolém

Apesar do clima mais frio, é importante estar atento aos sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya. Vale sempre relembrar que essas são as principais  arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Diante disso, a Prefeitura de Hortolândia segue firme com as ações semanais de eliminação do mosquito. Nesta semana, as equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realizam busca ativa e nebulização no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A região do Jardim Rosolém também recebe ação de busca ativa.

A UVZ reforça a orientação para os moradores que os principais sintomas da Dengue são dores de cabeça, no corpo e na parte atrás dos olhos, febre, náusea, vômito, manchas e /ou pontos vermelhos no corpo. O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, salienta que a Dengue é uma doença reincidente. Uma pessoa pode contraí-la mais de uma vez.

Em caso do aparecimento de algum desses sintomas, o órgão salienta que a população deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa ou de referência. É importante que as pessoas busquem apoio médico para que o município possa fazer a notificação correta do caso.

O veterinário Evandro Alves Cardoso esclarece ainda que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos.

Os sintomas da Chikungunya são semelhantes aos da Dengue, porém, com maior intensidade. Os principais sintomas são dor e inchaço nas articulações, febre e vermelhidão no corpo. Os sintomas podem surgir até 12 dias após a pessoa ter sido picada por Aedes aegypti infectado com o vírus da doença.

As dores nas articulações podem se tornar intermitentes ao longo dos anos. “Quem teve Chikungunya fica imune e não é mais infectado pelo vírus causador da doença”, explica o veterinário.

Já os sintomas de Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos, sendo que neste último sem formação de pus. De acordo com o veterinário, quem teve a doença só a contrai uma vez.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 16.625 casos notificados de Dengue, dos quais 5.253 casos positivos, três óbitos confirmados e quatro óbitos em investigação. Já de Chikungunya são 14 casos notificados, sendo dois casos positivos e quatro em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.

ARMADILHAS

Em paralelo às ações de busca ativa e nebulização, Hortolândia participa do projeto de armadilhas contra o Aedes aegypti, desenvolvido pelo governo federal.

Neste mês, a UVZ terminou de tabular os dados colhidos na primeira visita de monitoramento às residências da região do Jardim São Sebastião que receberam os atefatos. O órgão comprovou a eficácia das armadilhas.

O QUE É O PROJETO?

O projeto-piloto de armadilhas contra Aedes aegypti foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, órgão do governo federal. A implantação do projeto-piloto é feita em âmbito nacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto consiste em colocar estações disseminadoras de larvicida (EDLs). As estações são baldes com água e telas de feltro. As telas estão impregnadas com larvicida.

Por ser um projeto-piloto, a UVZ ressalta que as armadilhas foram colocadas somente em algumas casas do Jardim São Sebastião. O bairro foi escolhido por ser uma região com grande número de casos de Dengue.

Hortolândia recebeu do governo federal 600 armadilhas. No entanto, a UVZ ressalta que instalou 365 armadilhas. Nem todas foram colocadas. Uma parte delas fica guardada como reserva técnica, para serem usadas caso seja necessário trocá-las. A UVZ instalou as armadilhas em março deste ano. Também em março, os agentes da UVZ receberam treinamento sobre as armadilhas.

TESTE RÁPIDO E VACINAÇÃO

Outra ação preventiva da Prefeitura de Hortolândia é a oferta de teste rápido aos moradores para detecção de Dengue.

O município também mantém a vacinação contra a doença. Hortolândia mais doses da vacina do governo do Estado na semana passada. Em Hortolândia, o imunizante está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 7h30 às 15h30.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.