Prefeitura atende 660 animais domésticos em mutirão de castração

0 0
Tempo de leitura4 Minutos, 7 Segundos

Ação gratuita, iniciada nesta sexta (24/05), aconteceu em três locais diferentes de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia realizou, neste final de semana, a 1ª Etapa da Campanha de Castração de Animais 2024. A ação se estendeu por três dias, beneficiando 660 animais de estimação, em três diferente locais de atendimento: a sede do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), no Chácaras Recreio 2000, na sexta-feira (24/05); o Ginásio Poliesportivo “Victor Savala”, no Jd. Nossa Sra. de Fátima, no sábado (25/05), e o Poliesportivo “Nelson Cancian”, na Vila Real Santista, no  domingo (26/05). O mutirão está na agenda comemorativa pelos 33 anos de aniversário de Hortolândia.

A cada dia, o atendimento aos animais inscritos por meio do aplicativo do Programa Agenda Verde começou por volta das 8h, respeitando a ordem de chegada. A previsão do Departamento é que a próxima etapa da campanha aconteça no segundo semestre deste ano.

Durante o atendimento, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável orientou os tutores presentes sobre guarda responsável. “Ficamos muito satisfeitos com a realização do evento, pois tivemos a adesão esperada. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas. Os tutores levaram os animais e os mesmos passaram pelo procedimento de castração. Além disso, quem esteve no evento teve contato com as orientações sobre guarda responsável e esse trabalho é muito importante para o Departamento, pois conscientiza a população sobre os cuidados necessários com os animais”, avaliou o diretor do DPBEA, Vanderlei Fernando de Azevedo .

 De acordo com o DPBEA, a castração é uma medida benéfica para a saúde dos pets, uma vez que evita o surgimento de doenças. A castração também evita que o animal tenha crias que, porventura, o tutor não possa cuidar, prevenindo o crime de abandono dos animais.

Procon no bairro

Em paralelo ao mutirão de castração para cuidar da saúde dos pets, no sábado (25/05), os tutores puderam aproveitar para tirar dúvidas e receber orientações na ação Procon no bairro, promovida pelo Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos. A equipe atendeu a população, em um estande montado na área externa do ginásio poliesportivo Victor Savala,  e deu orientações sobre legislação, direitos do consumidor e questões relacionadas a consumo. 

A diretora do órgão, Lenita Sostena de Souza, faz um balanço positivo da ação. “Muitas pessoas vieram com seus pets para castração. Elas aproveitaram para ir ao nosso estande para registrar reclamações e em busca de orientações e informações sobre vários temas e questões referentes a consumo e aquisição de produtos ou serviços”, explicou a diretora.

Dentre os temas elencados pela diretora sobre os quais os consumidores apresentaram mais dúvidas e solicitaram informações está o do cartão de crédito. “Os consumidores perguntaram bastante sobre crédito rotativo de cartão de crédito e cobrança abusiva de juros. A cobrança é, de fato, abusiva, mas é legal, ou seja, permitida por lei. Sendo assim, orientamos os consumidores a cancelar o cartão de crédito, caso não esteja mais usando-o, e a entrar em contato com a operadora do cartão para discutir e negociar a dívida do rotativo”, salientou Lenita. Ainda segundo a diretora, outros dois temas sobre os quais os consumidores buscaram orientação e informações foram garantias referentes à compra de veículo usado ou seminovo, descontos e cobranças indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas.

“No caso de compra de veículo usado ou seminovo, orientamos e esclarecemos os consumidores que as lojas que fazem esse tipo de venda têm que oferecer garantia pelo veículo todo. E não dar apenas garantia para motor e câmbio, que é o que essas lojas geralmente oferecem”, ressalta a diretora.   

Suspensão

O Procon de Hortolândia reforça uma vez mais que suspendeu o atendimento presencial à população, a partir desta segunda-feira (27/05). A suspensão é em virtude da mudança do órgão do HORTOFÁCIL para o novo Paço Municipal, que a Prefeitura inaugurará nesta quarta-feira (29/05).

Durante este período, a população poderá entrar em contato pelo WhatsApp do órgão – (19) 99635-4208. “Esse canal de comunicação é somente para o envio de mensagens de texto”, reforça a diretora.

Os consumidores também poderão contatar o órgão pelo e-mail procon@hortolandia.sp.gov.br. Já o registro de reclamações deverá ser feito no site da Fundação Procon (https://www.procon.sp.gov.br/). Ao acessar o site, clicar em “Espaço Consumidor” e, em seguida, “Acesso Ao Sistema”. A diretora salienta ainda que durante o período os telefones do órgão, (19) 3965-1400 ramal 7034 e (19) 3819-1024, estarão desativados.

A previsão é que o Procon de Hortolândia retome o atendimento presencial no dia 10/06, segunda-feira, às 8h30. No novo Paço Municipal, o órgão passará a funcionar no setor Praça de Atendimento, no andar térreo do prédio Norte, que fica para o lado da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo.

 

  • meio ambiente
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.