Prefeitura chama profissionais da saúde de Hortolândia para tomar dose de reforço contra meningite

0 0
Tempo de leitura1 Minutos, 36 Segundos

Vacina gratuita está disponível em 17 UBSs da cidade, sem necessidade de agendamento prévio

A Prefeitura de Hortolândia está chamando os profissionais de saúde que atuam no município para se imunizar contra a Meningite. A dose de reforço da vacina meningocócica, gratuita, está disponível em 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira. Além disso, também pode ser feita no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas e no Samaritano para os profissionais que compõem o quadro destas unidades. A ação temporária vai até o dia 28 deste mês.

A vacinação de reforço foi disponibilizada para este segmento pelo Ministério da Saúde, em caráter temporário, desde julho de 2022, mas a procura ainda é considerada baixa. Daí o chamado da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, quanto ao prazo e à importância da vacinação de reforço.

Nesta mesma ação, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) também busca atender, desde julho de 2021, crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias que, por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada. E, em janeiro deste ano, ampliou a vacinação do adolescente de 15 a 19 anos que ainda não recebeu o reforço na adolescência a partir de 12 anos.

“A vacina meningocócica C (Conjugada) está implantada na rotina de vacinação para crianças menores de 1 ano com o seguinte esquema vacinal: duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias e um reforço, preferencialmente aos 12 meses. Em julho de 2022, foi também estendida temporariamente aos trabalhadores da saúde para aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independente da idade, até fevereiro de 2023”, explica a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

  • saúde
  • VACINA MENINGITE
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.