Programa visa preparar profissionais para o mercado de trabalho
A Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e o DIPGR (Departamento de Inclusão Produtiva e Geração de Renda), está se unindo ao programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe, do Governo do Estado, para oferecer orientação e capacitação a trabalhadores em busca de oportunidades de emprego compatíveis com seus interesses e habilidades. O curso de capacitação está programado para iniciar na próxima segunda-feira (11/09), com aulas na ETEC (Escola Técnica Estadual de Hortolândia), três dias por semana, até o dia 29 de setembro.
O programa tem como público alvo desempregados há mais de três meses, incluindo beneficiários do seguro desemprego, bem como jovens em busca do primeiro emprego, desde que tenham mais de 16 anos.
Nesta primeira turma, o programa realizará inscrições com jovens aprendizes, selecionados pela Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia, que acompanhará jovens de 16 a 20 anos de idade. O outro parceiro será o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.
Durante os encontros do programa, os participantes receberão direcionamento sobre a elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e serão incentivados a conhecerem a si mesmos, identificando suas habilidades e competências. Além disso, serão orientados a estabelecer metas de trabalho e de vida que os ajudarão a alcançar o sucesso no competitivo mercado de trabalho.
O conteúdo do programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe será desenvolvido em seis encontros, com grupos contendo de 30 a 35 participantes para facilitar a interação.
O programa adota a metodologia “Canadian Steel Trade and Employment Congress – (CSTEC)”, que envolve a formação de grupos de participantes para a troca de experiências e busca conjunta por oportunidades de emprego e ocupação.
Essa metodologia foi adaptada do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela ACD (Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional) e a ABC (Agência Brasileira de Cooperação).
“Nosso objetivo é orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. É possível, inclusive, conquistar a primeira chance no mercado de trabalho”, enfatizou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.