Ações de fiscalização são realizadas, diariamente, em diferentes regiões de Hortolândia
A parceria entre Prefeitura de Hortolândia e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) continua em diversas ações para universalização da coleta e tratamento do esgoto na cidade. Uma das diretrizes desta parceria é evitar o descarte irregular de dejetos do esgoto doméstico nas redes de águas pluviais.
Além de ser crime, esta ação desequilibra o meio ambiente com deságue destes dejetos em lagoas, lagoas, rios e mananciais. A fiscalização segue, todos os dias, em diferentes regiões da cidade. Representantes da Sabesp e da Administração Municipal se reuniram para fortalecer, ainda mais, o trabalho de fiscalização. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a força tarefa continua percorrendo todos os bairros da cidade mas o foco segue no Jardim Amanda, para evitar que o descarte chegue à lagoa, principal área de lazer do bairro e, agora, o aumento das ações será para coibir o crime ambiental próximo ao Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central da cidade. As vistorias são realizadas em residências e no sistemas subterrâneos localizados nas vias. Em caso de irregularidade, o morador é identificado e recebe uma notificação para regularizar a situação.
“Estamos desenvolvendo, cada vez mais, novas dinâmicas de trabalho nesta parceria para evitar este crime ambiental e a deterioração do sistema ambiental de Hortolândia. A fiscalização nas residências continuará e quem insistir no crime ambiental será notificado podendo até pagar multa caso não regularize a situação. Mau cheiro não combina com área de lazer onde as pessoas gostam de passar o final de semana. A contribuição de todos é importante para mantermos a zeladoria da cidade”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Os moradores flagrados com sistema irregular de descarte do esgoto doméstico tem até 30 dias para a regularização. A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos.
“As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Sabesp, realiza regularmente limpeza, desobstrução e manutenção da rede de águas pluviais. O trabalho é necessário para evitar rompimento das tubulações nas redes, problema que causa vazamentos, infiltrações, erosões e buracos no solo, além de prejudicar residências”, explica Panício.