Trabalho também contemplou ruas residenciais da Vila Real e do Jardim Nova Hortolândia
A segurança viária no entorno de unidades de ensino é prioridade da Prefeitura de Hortolândia contra acidentes viários. Com a volta do ano letivo, a retomada das ações em vias onde há colégios é essencial. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, nesta terça-feira (31/01), um mutirão de pintura de sinalização de solo e instalação de placas foi realizado nas imediações da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli, localizada na região do Jardim Santa Clara do Lago.
Faixas de pedestres, faixas duplas amarelas indicando o duplo sentido do tráfego na via, alertas como “OLHE”, “PARE”, “ESCOLA” e “DEVAGAR”, além de vagas para PCD’s (Pessoas com Deficiência) e idosos foram reforçadas e implantadas no loal. As placas indicativas também garantem uma melhor visibilidade para pedestres e motoristas.
“Estas ações e a colaboração da população, circulando dentro do limite de velocidade, são importantes para evitar situações que coloquem em riscos trabalhadores da unidade de ensino e, também, os alunos. Continuaremos este serviço, nos próximos dias, em outros pontos de Hortolândia”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
Vila Real e Jd. Nova Hortolândia também recebem a ação
A pintura e o reforço da sinalização do solo prosseguiu durante esta quarta-feira (01/02), nas ruas Alfredo Gomes, Sebastião Carvalho e Juversino Martins, na Vila Real. São vias residenciais, com fluxo de veículos local. Já no Jardim Nova Hortolândia, o movimentado cruzamento entre as ruas Pedro Bernardo da Silva e Ana Profetisma da Silva também foi contemplado. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, nestas áreas, as sinalizações mais importantes são as faixas de pedestres e duplas amarelas, indicando o tráfego duplo nas vias, além das legendas “ÔNIBUS”, “PARE” e “DEVAGAR”.
Na semana passada, o Jardim Amanda recebeu duas grandes etapas de reforço e implantação de sinalização de solo de ruas, avenidas e faixas cicloviárias. O trabalho é realizado, semanalmente, por equipes da Administração Municipal seguindo um calendário elaborado para cada bairro da cidade, contemplando todas as principais vias, ruas de acesso à rodovias que cortam a cidade, ruas ao redor de unidades de ensino, saúde e comércios, além de praças e parques.
Em 2022, foram contabilizados quase 70 mil metros quadrados de vias pintadas ou que tiveram a pintura reforçada. Com tinta especial, foram aproximadamente 27 mil metros quadrados. Já com tinta normal, cerca de 42 mil metros quadrados de ruas e avenidas contempladas. O aumento da segurança viária em Hortolândia passa diretamente pelo reforço e a repintura da sinalização de solo que, desde 2017, acontece em toda a cidade. Junto à instalação de radares controladores de velocidade, novos semáforos, Operação Tapa-Buraco e readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito fazem parte da base do trabalho para salvar vidas no trânsito. Toda a cidade já recebeu e continuará recebendo as ações, inclusive o aumento da malha cicloviária que acontece, gradativamente, por um trânsito sem mortes.