Trabalho realizado em Hortolândia tem o objetivo de salvar vidas no trânsito
A segurança viária é fundamental para zelar pela vida de quem circula nas ruas e avenidas da cidade. Em Hortolândia, a Prefeitura realiza diversas ações, conjuntas entre as secretarias da Administração Municipal, para priorizar um trânsito consciente. Nesta terça-feira (12/09), foram implantadas duas lombadas que limitam a velocidade para circulação dos veículos, principalmente em locais onde há alto circulação de pedestres. Os dispositivos estão instalados próximo ao prédio da Secretaria de Serviços Urbanos, no bairro Remanso Campineiro, em uma rua paralela à avenida Olívio Franceschini, onde há uma igreja e, também, na Estrada Pedrina Guilherme de Camargo, que dá acesso à região da Taquara Branca.
“Nestes locais, há grande circulação de veículos. No Remanso Campineiro, para quem quer acessar a avenida Olívio Franceschini. Ali, como há igreja e unidade de ensino, é fundamental o controle da velocidade dos veículos para evitar acidentes e a lombada é um dispositivo importante. Já na via de acesso à Taquara Branca, muitos veículos, inclusive pesados como ônibus e caminhões abusam da velocidade. Os locais escolhidos para implantação de lombadas são estratégicos”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
Tapa-Buraco
O serviço que evita surgimento de buracos e erosões nas ruas e avarias nos veículos, continua, agora, em diferentes trechos da avenida da Emancipação, a principal via de Hortolândia. Ruas residenciais do Jardim Santana também receberam a ação. Na região central, a operação foi concluída. O serviço é essencial e acontece, diariamente, em todas as regiões da cidade. O objetivo da Administração Municipal é garantir a segurança viária e evitar danos em veículos.
Tecnologia a serviço da população
Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.
Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.
“Cidade Inteligente”
O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.