Trabalhos poderão ser vistos até a próxima quarta-feira (18/06), no Centro de Formação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro
A Prefeitura abriu, nesta quinta-feira (12/06), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma exposição com desenhos, contos e poesias feitos por estudantes da rede municipal de ensino sobre essa temática. A inciativa integra a campanha nacional de prevenção e combate ao trabalho infantil, promovida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).
Os trabalhos selecionados fazem parte do Projeto “MPT na Escola – Resgate à Infância” e, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ficarão expostos até a próxima quarta-feira (18/06), no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais da Educação “Paulo Freire”), na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. O acesso é gratuito.
A mostra, alusiva à data, resulta do envolvimento de 2.888 crianças dos 4º anos do Ensino Fundamental de 30 escolas da rede municipal Os estudantes foram mobilizados a produzir trabalhos autorais nas categorias conto, poesia e desenho.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola organizou uma seleção interna e encaminhou um trabalho por categoria, totalizando 30 produções autorais que agora estão expostas no saguão de entrada do CFPF. Os trabalhos foram criados em sala de aula, com acompanhamento dos professores, mas com autoria exclusiva das crianças — respeitando os critérios definidos pelo regulamento nacional.
Além de apreciar os trabalhos, o público visitante poderá participar da votação, indicando os trabalhos que mais se destacarem em cada categoria. Os três mais votados — um conto, uma poesia e um desenho — representarão Hortolândia na etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola 2025”.
Segundo o diretor de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, a previsão é que os trabalhos classificados para a etapa estadual sejam divulgados no dia 25 de junho.
“A participação de nossas crianças no Projeto MPT na Escola reforça o compromisso da rede municipal de Hortolândia com uma educação pública que forma não apenas para o conhecimento, mas também para a cidadania. O enfrentamento ao trabalho infantil começa com a informação, com o diálogo e com o protagonismo das crianças. E é exatamente isso que esta exposição representa: um espaço de criação e de denúncia simbólica, por meio da arte e da literatura. Quero agradecer a todas as escolas, equipes gestoras e professores pelo envolvimento e à equipe do CFPF pela organização“, afirmou o secretário Fernando Moraes.