Ação inicial será neste sábado (08/10), no condomínio Bromélias, no Jardim Amanda
A Prefeitura realizará, a partir deste mês, uma série de ações em condomínios populares de Hortolândia para atualizar os dados dos moradores inscritos no Cadastro Único (CadÚn) do Governo Federal. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, inicialmente, a equipe de entrevistadores sociais estará no Jardim Amanda, das 8h às 12h, atendendo aos moradores dos Condomínios Bromélias I e II, localizados na Rua Henriqueta Lisboa, 635. Hortolândia tem, atualmente, 29.698 famílias e 70.456 pessoas inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal. Os dados são de outubro de 2022.
Ainda segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, estão previstas também outras sete ações, nos dias 15 e 22 deste mês, 5, 19 e 26 de novembro e 10 e 17 de dezembro. Além disso, os munícipes que precisarem atualizar o CadÚnico também podem procurar os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) nos territórios ou o Espaço Incluir, central de serviços socioassistenciais prestados pela Secretaria, localizada na Rua Líbero Badaró, 394, no Jardim Santa Rita de Cássia.
“A gente vai avaliar como será esta primeira ação, se vai ser exitosa, proveitosa, ou se vai precisar de mais alguma alteração. Com base nisso é que vamos fechar as datas nos demais condomínios onde vamos fazer as próximas. Já entramos em contato com todos os síndicos, tivemos uma reunião aqui na Secretaria e já alinhamos as ações. Só está faltando definir qual vai ser a sequência dos condomínios”, explica o diretor de Assistência Social, Jesus José Ribeiro da Costa.
Saiba mais sobre o Cadastro Único:
O Cadastro Único é um sistema que consiste num conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza extrema, pobreza e miséria, que são utilizadas pelo Governo Federal, pelo Estado e pelo município para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas pessoas.
Podem se inscrever no Cadastro Único brasileiro famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias com renda mensal maior de meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Confira os documentos necessários para a atualização cadastral:
• comprovante de endereço atualizado em nome de alguém que more na casa (p. ex. Conta de água e luz) – OPÇÕES: caso não tenha, trazer conta de água ou luz junto do contrato de aluguel, declaração do dono/líder do bairro se for área de invasão ou conta de banco/cartão RECENTE no mesmo endereço da conta de água/luz.
• Para maiores de 18 anos: RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor e certidão de nascimento/casamento. Caso trabalhe registrado trazer também os 3 últimos holerites.
• Das crianças/adolescentes até 17 anos: certidão de nascimento, RG, CPF e declaração escolar (caso esteja estudando)
• CPF de todos se for cadastro no BPC ou LOAS
• No caso de exclusão por falecimento, trazer certidão de óbito e, por separação, trazer averbação ou declaração negativa de União Estável ou de Separação de Corpos.
- inclusão social