Reforço no sistema de drenagem pluvial também avança, nesta semana
Foi retomado, na manhã desta terça-feira (07/02), o plantio de grama no talude da margem esquerda do canal construído no leito do afluente do Ribeirão Jacuba, na Vila Real. O serviço, iniciado em meados de dezembro passado, acontece em etapas. A primeira, neste mesmo lado, foi concluída no dia 27 de janeiro. Já no talude à direita do canal, o serviço está finalizado.
Agora, a empresa contratada pela Prefeitura planta 1.000 m² de grama esmeralda e plantará a mesma quantidade nesta sexta (10/02), restando semear ainda cerca de 300 m², após medição topográfica. O córrego, recém-canalizado, atravessa uma área em revitalização pela Administração Municipal.
Além disso, continua o reforço no sistema de drenagem pluvial nas proximidades do canal. O reforço no sistema de drenagem é importante por causa do volume de água das chuvas que escorre das residências existentes no entorno. De acordo com o engenheiro responsável, são implantados PV (poço de visita) e caixas da “boca de leão”, dispositivo que capta água da chuva. A chamada linha de drenagem e o assentamento de tubos foram concluídos nesta segunda-feira. A previsão de término deste serviço é na sexta-feira (10/02).
Ao término desta etapa, inicia a de implantação de mais um trecho de ciclovia e passeio, paralelos ao canal, perto das ruas 10 e Atévio Alves Moreira.
Saiba mais sobre a obra
A obra para transformar uma área degradada em espaço agradável de lazer e convivência para a comunidade, começou pela canalização, em concreto, de 441 metros de extensão do leito do córrego. Depois foi feita a construção e pavimentação de um viário de 187 metros de extensão, ligando a Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva.
Na etapa atual, prepara-se o terreno para a implantação de mais um trecho de pista de caminhada e ciclovia e, após isso, para a construção da área de lazer e convivência, com paisagismo e plantio de árvores e iluminação em LED.
A pista de caminhada e ciclovia terão ao final 1.050 metros de extensão. Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, elas serão construídas ao longo do sistema e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para o prolongamento da Av. Amélia Basso Breda.
A canalização do córrego é do tipo aberta. Nos trechos do emboque e desemboque (entrada e saída), o canal tem um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. O objetivo da Administração Municipal com a obra é oferecer à comunidade local mais segurança e qualidade de vida.
- obras
- Rua10