Jogos abrangem diversas áreas do conhecimento, desde a alfabetização e leitura até a matemática
Cerca de 60 profissionais da rede municipal de educação, integrantes do PFCA (Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem – Saberes em Foco), exibiram, durante a I Mostra de Jogos Pedagógicos da Prefeitura, os frutos do trabalho realizado ao longo do ano. O PFCA, programa de recuperação paralela, busca explorar novas abordagens educacionais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes matriculados em escolas municipais. O evento aconteceu, na última quarta-feira (06/12), no auditório do Campus IFSP (Instituto Federal de São Paulo) de Hortolândia, e contou com a presença do secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo, e do diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.
“Ficamos felizes de ver o quanto conseguimos realizar esse ano. O Programa de Fortalecimento é uma delas. A gente vê que esse é um trabalho especial que vocês se dedicaram muito para realizar. Muitas vezes o que nós tentamos fazer, enquanto gestores da Secretaria, é dar potência para as ideias que vocês têm, porque esse é o legado que podemos deixar. Hoje vemos que esse projeto se tornou grande por causa do trabalho de cada um de vocês. Tenho certeza que, para as crianças, isso também representa muito, porque, com certeza, elas vão se lembrar com carinho dos jogos e de como aprenderam através do contato com esse material”, ressaltou Muccillo.
Os jogos utilizados para ampliar o repertório de práticas educacionais foram criados por profissionais que participaram de formações disponibilizadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Cuidadosamente elaborados, estes jogos pedagógicos abrangem diversas áreas do conhecimento, desde a alfabetização até a matemática, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e eficaz.
“Para mim, como profissional da educação, é uma grande alegria poder estar aqui hoje. Em 32 anos de Hortolândia ver que temos um professor atribuído para este projeto. Tive o privilégio de acompanhar todo o processo de desenvolvimento desse programa, desde lá do início até chegar a hoje, em que é um projeto sólido, graças ao trabalho de vocês. Esse momento é de orgulho para nós, pois mostra o quanto as nossas crianças estão se beneficiando da nossa capacidade intelectual, da nossa dedicação e, principalmente, com a nossa criatividade. Estamos realmente muito felizes de ver o quanto nós podemos juntos fazer a diferença para nossas crianças e estudantes”, avaliou o diretor.
Os jogos exibidos na Mostra são destinados a crianças do 2º ao 5º ano dos cursos regulares do Ensino Fundamental e também aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), matriculados em escolas da Prefeitura. O objetivo é ajudar estes estudantes a superar desafios encontrados ao longo do processo de escolarização. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente, são beneficiadas 31 escolas, 1.334 grupos de alfabetização, 1.043 produções de texto e 70 projetos matemáticos. Os jogos apresentados na mostra buscam não apenas aprofundar o conhecimento, mas também recompor saberes e mitigar defasagens, proporcionando prazer ao ensinar e aprender, promovendo uma abordagem holística e integrada.
“Esse ano foi de muito aprendizado. Ao longo da formação, a gente trocava muita figurinha, falava sobre as nossas experiências, sobre o que dava certo e não dava. A gente acaba aprendendo com a mão na massa, nas trocas. Vemos o quanto esse material diferenciado ajuda as nossas crianças e estudantes. Eles acabam se empolgando, absorvendo muito mais. Participar da mostra, que é uma celebração e resultado do nosso trabalho hoje, é muito gratificante”, afirmou a professora Marcilene Ferreira da Emef Profa Helena Futava Takahashi.
Confira os jogos exibidos na Mostra:
- Adição/ subtração na caixa
- As sílabas nos vales das montanhas
- Bingo dançante.
- Come-come alfabeto
- Corrida dos números ordinais
- Detetive das palavras
- Deu a louca na história-versão fábulas
- Disco Mágico
- Fábrica de texto
- Jogo da memória do alfabeto
- Jogo de tabuleiro com tampinhas
- Jogo dos sinais de pontuação
- Jogo Lince de palavras
- Planeta Alfabeto
- Quebra-cabeça do Pinóquio
- Quem descreve melhor?
- Quiz conto de fadas interativo
- Raspadinha da Leitura
- Responde ou Passa?
- Roleta literária
- Sílaba e movimento
- Soletrando Encantado
- Stop matemático
- Trilha de Palavras
- Trilha dos Contos
- educação
- JOGOS PEDAGOGICOS
- REFORCO ESCOLAR