Durante evento, cerca de 800 pessoas foram vacinadas e mais de 1.800 casas visitadas em combate ao mosquito Aedes Aegypti
Projeto “Viva Mais na Cidade” foi realizado em Hortolândia no último sábado, 29/04, data eleita regionalmente como o “Dia D” no combate ao Aedes Aegypti. Evento realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, no Jd. Campos Verdes, reuniu a população de Hortolândia em atividades artísticas, culturais, além de oferecer aplicações de vacinas e orientações sobre o combate ao mosquito da Dengue.
Durante quase 7 horas de evento, os presentes puderam assistir a apresentações de dança, de teatro e também de música, com a performance do Quinteto Cultura. Sessões de reflexologia (técnica terapêutica que utiliza pressão em alguns pontos específicos dos pés) e de yoga também estavam disponíveis. Para se alimentar, o público contou com a presença de food trucks. Já a criançada pôde se divertir com os brinquedos instalados no local.
Além de proporcionar momentos de diversão para a família, essa edição do Projeto “Viva Mais na Cidade” favoreceu a aplicação de vacinas para várias faixas etárias. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Hortolândia, órgão da Secretaria da Saúde, foi aplicado um total de 811 vacinas, das quais 56 doses de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, 344 de Influenza (gripe) e 411 da dose bivalente, que protege contra a COVID-19 e a variante Ômicron. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, ressalta a eficiência sazonal na aplicação da vacina contra Influenza. “Esta é a melhor época do ano para os públicos da campanha de vacinação contra a gripe se imunizarem. Quem receber a vacina agora estará protegido contra a gripe durante o inverno, que é o período em que o vírus da doença circula mais”, comenta.
O evento de sábado também marcou a 6ª campanha na RMC (Região Metropolitana e Campinas) no combate ao Aedes Aegypti. Segundo balanço realizado pela EPTV, parceira do projeto, as ações de combate ao mosquito da Dengue mobilizaram 40 agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) e da Vigilância Epidemiológica, ambos órgãos da Saúde. No total, foram visitados 1.818 casas nos bairros Jd. Campos Verdes e Jd. Nova Alvorada.
Para o Gestor do Espaço Viva Mais, ligado à Secretaria de Governo, Cleuzer Marques de Lima, o “John Lenon”, a adesão da Prefeitura de Hortolândia ao calendário regional de combate ao Aedes Aegypti foi um sucesso. “Foi um casamento que deu certo. Proporcionou para crianças momentos de brincadeira, de diversão, além de também gerar renda para os trabalhadores que atuaram no food truck. O público teve acesso a apresentações culturais e artísticas e na Saúde o saldo foi muito positivo. A tendência é de aprimorar ainda mais as próximas edições do programa”, relata.