Rodas de conversas mobilizam homens no combate à violência contra a mulher em Hortolândia

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 30 Segundos

Os 16 dias de ativismo, por meio da campanha do Laço Branco, realizou atividades em escolas do município mobilizando estudantes

Dando continuidade no trabalho de conscientização e combate à violência contra a mulher, a equipe do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres realizou na terça e quarta-feira (22 e 23 de novembro) duas Rodas de Conversa. Uma realizada na Escola Estadual “Professora Liomar Freitas Câmara” e a outra no Instituto Federal de Hortolândia.

O Departamento de Direitos Humanos, em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), durante as atividades, o discurso de enfrentamento do problema de violência contra a mulher foi liderado por homens, uma forma de ecoar o discurso a partir da visão masculina de defesa da mulher em busca do fortalecimento do movimento. Os servidores Alexandre Amaral, Evandro Amaral e Jackson Menezes se prepararam para falar com diferentes públicos, convocando outros homens a se engajarem nessa luta. “Além da discussão sobre a origem e histórico da campanha do Laço Branco, tratou-se dos tipos de violência tipificados na Lei Maria da Penha e onde encontrar apoio e atendimento”, declarou Marlene Batista, diretora do Departamento de Direitos Humanos.

LAÇO BRANCO

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo – Departamento de Direitos Humanos e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – realiza a partir da próxima segunda-feira, 21 de novembro, uma série de atividades alusivas aos “16 dias de ativismo” pelo fim da violência contra a mulher e Campanha do Laço Branco.

A campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003. Durante 16 dias serão realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também para avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha. 

No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.
Foi iniciada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, sendo coordenada atualmente pelo mesmo instituto. A ação é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

A campanha hortolandense do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos. No Brasil, o lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001. Em Hortolândia, a Campanha do Laço Branco teve início em 2017, com a criação do Departamento de Direitos Humanos.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.