O futuro dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis, beneficiando o trânsito; obra é uma das principais intervenções do novo PIC da Prefeitura
O tão esperado viaduto sobre a via férrea, na Vila Real, finalmente começa a se concretizar. A concessionária Rumo iniciou a construção do dispositivo na quinta-feira (13/06). A obra é uma das grandes ações que integram o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura de Hortolândia.
De acordo com a Secretaria de Obras, equipes da empresa contratada pela Rumo para construir o viaduto iniciaram a sondagem e a preparação do terreno onde será erguido o dispositivo. O trabalho de sondagem consiste em fazer perfurações no solo.
“A empresa faz isso para verificar e cadastrar quais são as redes subterrâneas existentes, como as de esgoto, águas pluviais, dentre outras”, explica a diretora da Secretaria de Obras, Sandrelene Didone Fagnani.
As equipes da empresa construtora também fizeram a colocação de estacas no terreno para indicar onde será construído o viaduto. Também foram iniciados os trabalhos de preparação, nivelamento e limpeza do terreno com o uso de uma escavadeira. A previsão da concessionária Rumo é que a construção do viaduto demore 10 meses.
Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, com a construção do viaduto também está prevista a ampliação da rotatória existente na avenida Santana. A ampliação da rotatória será necessária em virtude da duplicação que será feita na avenida, sentido Jardim Amanda.
Quando estiver pronto, o viaduto ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Obras, o viaduto tem 240 metros de extensão. A concessionária Rumo completa as informações, explicando que o viaduto terá quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do trânsito na região. O viaduto é uma antiga demanda da população.
No ano passado, a Prefeitura de Hortolândia aprovou o projeto elaborado e enviado pela concessionária Rumo para avaliação da Administração Municipal. A avaliação e aprovação foram feitas pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, de Obras e de Mobilidade Urbana. Com o projeto aprovado, no início deste ano, a Prefeitura executou a demolição de imóveis desapropriados no local onde será executada a obra, e em abril concedeu o alvará de construção para a concessionária Rumo.
- NOVO PIC
- Viaduto
- vila real
- Rumo