Show na “A Poderosa” marcou Dia da Consciência Negra em Hortolândia

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 7 Segundos

Atividade realizada pela Prefeitura de Hortolândia no sábado (19/11) contou com apresentação do grupo de samba Fundo de Quintal

As celebrações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foram marcadas, neste sábado (19/11), por uma série de apresentações na praça “A Poderosa”, região do Rosolém. Realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo – Departamento de Direitos Humanos, Setor de Igualdade Racial e com apoio do COMPIRH (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia), a atividade contou com a presença do grupo de samba “Fundo de Quintal”.


Ao longo do dia, o palco recebeu a apresentação cultural do hortolandense Jura do Pote, do grupo de capoeira do mestre Ary, show do Quinteto Cultura, grupos de dança e shows com o grupo “A voz do nosso samba” e “Fundo de Quintal”.  A festa só foi interrompida, por volta das 17 horas, por conta de uma forte chuva que caiu na região da praça “A Poderosa”.


Para o prefeito hortolandense, José Nazareno Zezé Gomes, o Dia da Consciência Negra, além de ser um dia de reflexão, é um momento importante de valorização da cultura afrodescendente e de luta contra os preconceitos. “É inadmissível que em pleno 2022 a gente ainda vê atitudes racistas em nossa sociedade. No Brasil, mais da metade da população é afrodescendente e, todos os dias, é preciso reafirmar e lutar para que os direitos de todos sejam respeitados. A atividade na Praça ‘A Poderosa’ foi fantástica. Além das apresentações, o espaço contou com a participação da Feira da Economia Solidária e de barracas que remetem à cultura e culinária afro. Foi um momento especial e que já faz parte da nossa história”, destacou Zezé Gomes.


A diretora de Direitos Humanos da Prefeitura, Marlene Batista, afirmou que as ações realizadas na Semana da Consciência Negra têm por objetivo despertar a reflexão sobre a herança da escravidão. “O Dia da Consciência Negra não é uma data que se deve comemorar. É uma data onde temos que refletir, uma vez que os negros sentem na pele, nos dias de hoje, o peso do preconceito. Por isso, agradeço a postura do nosso prefeito Zezé Gomes de dar toda a liberdade para que o Departamento de Direitos Humanos possa promover, não apenas na Semana da Consciência Negra, mas ao longo de todo o ano uma série de atividades que tem por objetivo conscientizar e promover políticas públicas de inclusão. Com muito trabalho e amor é possível lutar em busca da igualdade e pelo respeito”, finalizou Marlene

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.